Topo

Tsonga vai à semi após vencer jogo marcado por queda de placa em torcedor

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 12h17Atualizada em 02/06/2015 15h17

Jo-Wilfried Tsonga (15º do ranking mundial) manteve vivo o sonho dos torcedores franceses de ver um tenista do país por fim a um jejum de títulos em Roland Garros que dura desde 1984. Nesta terça-feira, bateu o japonês Kei Nishikori (5º) por 3 sets a 2 (6-1, 6-4, 4-6, 3-6 e 6-3) e avançou à semifinal em uma partida de 3h44 de duração.

Em busca de uma final inédita em sua carreira em Paris - foi à semifinal em 2013 -, ele enfrentará o suíço Stanislas Wawrinka, que passou pelo compatriota Roger Federer por 3 sets a 0.

A classificação de Tsonga foi marcada por um susto, que forçou a paralisação do duelo por quase 30 minutos. No segundo set, o jogo teve de ser suspenso depois que uma placa de metal localizada em um dos telões caiu por causa do forte vento na quadra Philippe Chatrier. Um idoso foi atingido, teve ferimentos no braço direito, mas passa bem. Além dele, uma criança precisou de atendimentos médicos. O duelo foi interrompido quando o francês vencia o segundo set por 5 games a 2.

Na volta, Tsonga teve dificuldades para fechar o set e foi quebrado uma vez antes de confirmar o triunfo em 6 a 4.

Mas a pausa fez muito bem ao japonês. Apesar da queda no segundo set, dominou os outros dois completamente e forçou a realização do quinto set.

No momento decisivo, o francês recuperou a concentração e a confiança e contou com o apoio da torcida para conseguir a sua quinta vitória em francês e manter vivo o sonho de conquistar seu primeiro título de Major.