Topo

E esse rasta? Quem é o alemão-jamaicano que nunca perdeu para Nadal

Dustin Brown celebra a vitória sobre Nadal e a classificação para a terceira rodada - GLYN KIRK/AFP
Dustin Brown celebra a vitória sobre Nadal e a classificação para a terceira rodada Imagem: GLYN KIRK/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 17h13

Dustin Brown (102º colocado do ranking mundial) protagonizou a grande zebra do Grand Slam de Wimbledon até o momento ao eliminar Rafael Nadal (10º do mundo) na segunda rodada ao fazer 3 sets 1 (7-5, 3-6, 6-4 e 6-4). E este alemão, dono de uma vasta cabeleira dreadlock, que só entrou na chave principal após passar pelo qualifying, é mesmo uma pedra no sapato do espanhol.

No ano passado, no ATP 250 de Halle (ALE), havia despachado o adversário nas oitavas de final com um incontestável 6-4 e 6-1. Ou seja. No circuito mundial, é um dos poucos atletas que mediu forças com Nadal em mais de uma oportunidade e não foi derrotado. Um detalhe. Ambos os encontros foram realizados em quadras de grama.

"Nunca havia jogado na Quadra Central antes. Pensei que ficaria um pouco maluco, mas eu não tinha nada a perder. Eu comecei muito, muito bem e isso me ajudou demais", disse momentos após a vitória.

O mais impressionante é que Brown, de 30 anos, até hoje jamais ganhou um título de ATP em sua carreira profissional. Aliás, nem uma decisão ele conseguiu alcançar em simples.

Taça mesmo ele só levantou em chaves de duplas. E nem foram tantas assim. São dois troféus, nos anos de 2010 e 2012.

Seus resultados, no geral, são pouco expressivos. Até o começo de Wimbledon - no qual já está na terceira rodada - Brown tinha um recorde de três vitórias e dez derrotas em Grand Slams. No geral, em torneios da ATP, são 32 triunfos e 56 reveses. Sua melhor posição no ranking da ATP? Um modesto 78º lugar alcançado em junho de 2014.

Hoje competindo sob a bandeira alemã, Brown já representou a Jamaica, mas por causa de falta de apoio da federação local resolveu trocar de nacionalidade durante o ano de 2010. E não teve problemas para isso.

Apesar de ser filho de jamaicano, sua mãe e é alemã e ele nasceu na cidade de Celle, localizada ao norte do país europeu.

A falta de apoio era tamanha que entre 2004 e 2010, Brown viveu dentro de uma van para rodar pela Europa disputando torneios sem gastar muito dinheiro. O trailer tinha uma cozinha, banheiro e três camas. Ele ainda instalou um computador e uma máquina de encordoar raquete.

A placa levava a seguinte inscrição " CE DI 100". O CE era pela cidade de Celle, D pelo pai Dustin, I pela mãe Inge e 100 a posição de ranking que queria ultrapassar na época.

Em sua caminhada de sonho em Wimbledon, Brown terá pela frente na terceira rodada o sérvio Victor Troicki (24º colocado do ranking mundial).

Um reflexo do tamanho do seu feito nesta quinta-feira pode ser medido também pelas redes sociais. Ele fez o nome de nadal parar nos Trending Topics do Twitter e amealhou mais de 15 mil seguidores em pouco mais de cinco horas.