Topo

Capitã espanhola da Davis renuncia após polêmica com jogadores, diz TV

Gala León entrou em conflito com os jogadores desde que foi anunciada como capitã - Fernando Villar/EFE
Gala León entrou em conflito com os jogadores desde que foi anunciada como capitã Imagem: Fernando Villar/EFE

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 12h26

A pressão dos jogadores espanhóis junto à Real Federação Espanhola de Tênis (RFET), pedindo a renúncia da capitã da Copa Davis parece ter surtido efeito. Segundo informou a Televisión Española (TVE), Gala León abdicou do seu gargo e não se sentará no banco no embate com a Rússia.

Depois da suspensão de José Luis Escañuela e Olvido Aguilera do comando da RFET e da renúncia do presidente Escañuela, agora foi a vez de León deixar o barco. A ex-jogadora espanhola decidiu deixar o seu cargo e não será a responsável pela “Armada” que em duas semanas terá duelo pelo Zonal Europa/África.

Fernández-Ladreda, substituto de Escañuela na presidência da RFET disse não saber de nada ainda e não recebeu comunicado algum de Gala León pedindo demissão do cargo de capitã da Davis. Por isso as informações da TVE não foram oficialmente confirmadas, aguardando um parecer da entidade que comanda o tênis espanhol.

Nomeada capitã em setembro de 2014, substituindo Carlos Moyá, Gala León vem sofrendo duras críticas dos jogadores desde então. De um lado, ela se defende dizendo que tudo isso é por causa do machismo. Já os tenistas espanhóis culpam não apenas a ex-jogadora, mas também a RFET pela crise no esporte, acusando a federação de não conversar com os atletas.