Topo

Conhece? 10 caras que venceram mais que Nadal em Wimbledon desde 2012

Nadal foi derrotado por Dustin Brown na segunda rodada de Wimbeldon deste ano - Stefan Wermuth/Reuters
Nadal foi derrotado por Dustin Brown na segunda rodada de Wimbeldon deste ano Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 10h25

Campeão de Wimbledon em 2008 e 2010, o espanhol Rafael Nadal não conseguiu repetir as boas campanhas no All England Club desde o vice-campeonato em 2011. Em suas últimas quatro aparições, o canhoto de Mallorca amargou uma queda na estreia (2013), duas na segunda rodada (2012 e 2015) e teve como avanço maior as oitavas (2014).

Atual número 10 do mundo, o espanhol somou apena cinco vitórias em Wimbledon entre 2012 e 2015. Vários jogadores tiveram mais sucesso que Nadal neste período, como os badalados Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray, mas também há nomes menos badalados ou pouco conhecidos que venceram mais vezes.

Veja 10 caras que surpreendentemente têm mais vitórias que Nadal desde 2012:

1- Lukasz Kubot

Lukasz Kubot, da Polônia, em ação na repescagem da Copa Davis - EFE/EPA/BARTLOMIEJ ZBOROWSKI - EFE/EPA/BARTLOMIEJ ZBOROWSKI
Imagem: EFE/EPA/BARTLOMIEJ ZBOROWSKI

O polonês de 33 anos teve como melhor ranking da carreira o 48º lugar e só venceu um título em simples, apesar das 10 conquistas nas duplas (chegando a ser 7 do mundo). Nos últimos quatro torneios, Kubot somou sete triunfos, com destaque para as quartas de final em 2013. Ele não jogou Wimbledon neste ano e ocupa atualmente a 337ª colocação na lista da ATP.

2- Juan Martin del Potro

A capacidade de vencer do argentino não é desconhecida, tanto que em 2009 ele conquistou o Aberto dos Estados Unidos. Só que Delpo vem convivendo com sucessivas lesões no punho nos últimos anos e por isso só jogou Wimbeldon duas vezes (2012 e 2013). Essas participações foram suficientes para fazê-lo vencer oito vezes, indo às semifinais em 2013.

3- Jerzy Janowicz

Outro polonês na lista, Janowicz é o que mais vitórias tem entre eles. Atual 47 do mundo, ele soma nove triunfos desde 2012, tendo como melhor campanha no tradicionalíssimo torneio britânico as semifinais de 2013.

4- Mikhail Youzhny

Veterano de 33 anos, o russo está longe de viver sua melhor fase da carreira, que aconteceu em 2008, quando chegou à oitava colocação no ranking. Youzhny aparece atualmente no 76º lugar, ele tem oito vitórias em Wimbledon no período, chegando às quartas de final três anos atrás.

5- Nick Kyrgios

O jovem australiano Nick Kyrgios se prepara para o duelo com o canadense Raonic pelas quartas de final de Wimbledon - AP Photo/Ben Curtis - AP Photo/Ben Curtis
Imagem: AP Photo/Ben Curtis

Uma das promessas do tênis australiano, o jovem de 20 anos disputou Wimbledon pela primeira vez apenas no ano passado, quando inclusive derrubou Nadal nas oitavas e foi até as quartas, perdendo para o canadense Milos Raonic. Somando os triunfos de 2014 com os de 2015, ele venceu seis vezes no All England Club.

6- Alexandr Dolgopolov

Algoz de Nadal duas semanas atrás na grama de Queen’s, o ucraniano é mais um que venceu mais vezes que o espanhol em Wimbledon nos últimos anos. O atual 70º do mundo triunfou seis vezes, mas não passou da terceira rodada no período.

7- Jeremy Chardy

O francês de 28 anos chegou a ocupar o 25º lugar no ranking, no ano passado, mas nunca venceu um título na ATP. Mesmo assim, o 38º do mundo obteve mais triunfos do que Nadal em Wimbledon desde 2012, e poderia ter conseguido mais se não tivesse caído na estreia neste ano.

8- Leonardo Mayer

Aparecendo em seu melhor ranking da carreira, a 25ª colocação, o argentino tem com seis vitórias e contando em Wimbledon desde 2012. Leo Mayer está na terceira rodada nesta edição do torneio e pode ampliar a marca caso passe do sul-africano Kevin Anderson (que não está na lista, mas também já venceu mais que Nadal no período).

9- Viktor Troicki

Troicki mostra elasticidade, mas acaba derrotado por Djokovic, por 3 a 0 - REUTERS/Suzanne Plunkett  - REUTERS/Suzanne Plunkett
Imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett

O sérvio é outro que não jogou em Wimbledon nos quatro últimos anos, ficando de fora no ano passado suspenso depois de enfrentar problemas com o antidoping. Em três aparições, Troicki somou sete vitórias e pode ter mais, já que segue vivo no torneio e tem agora pela frente justamente o alemão Dustin Brown, algoz de Nadal.

10- Bernard Tomic

Mais um jovem australiano na lista. Um pouco mais velho do que Kyrgios, Tomic soma seis vitórias, metade deles em 2013, quando foi às oitavas. Contudo, sua melhor campanha da carreira aconteceu em 2011, quando saiu do quali e foi até as quartas de final, perdendo apenas para o sérvio Novak Djokovic.