Topo

Serena mantém escrita contra Sharapova e vai à decisão em Wimbledon

Do UOL, em São Paulo

09/07/2015 13h05

O jejum de vitórias contra a norte-americana Serena Williams continua firme para a russa Maria Sharapova. Nesta quinta-feira, pelas semifinais de Wimbledon, ela teve mais uma oportunidade de bater a número 1 do mundo, mas voltou a falhar e amargou nova derrota, caindo em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h18 de duelo.

Na final, que acontece no próximo sábado às 10h (horário de Brasília), Serena terá pela frente a jovem espanhola Garbiñe Muguruza, que decide pela primeira vez um Grand Slam. As duas já se enfrentaram três vezes e a norte-americana leva a melhor no histórico, com vitórias no Aberto da Austrália (2013 e 2015) e derrota em Roland Garros, no ano passado.

A número 1 do mundo mantém vivo o sonho de conquistar ‘Serena Slam’, uma vez que ganhou o Aberto dos Estados Unidos, no ano passado, e neste se sagrou campeã do Aberto da Austrália e de Roland Garros. Ela ainda pode fazer o ‘Grand Slam de Ano’ se vencer em Wimbledon e depois em Flushing Meadows, se tornando apenas a quarta mulher a alcançar tal feito.

Até então, as únicas a vencerem os quatro principais torneios em um mesmo ano foram a norte-americana Maureen Connolly (1953), a australiana Margaret Smith Court (1970) e a alemã Steffi Graf (1988).

Campeã de Wimbledon em 2004, Sharapova não vence a caçula das irmãs Williams desde aquele ano, em que bateu Serena na final na grama do All England Club e depois na decisão do WTA Finals. Deste então, a norte-americana anotou 17 vitórias seguidas e cedeu apenas três sets para a musa siberiana.

Sharapova começou mal e logo no primeiro game cometeu três duplas faltas. Isso acabou custando caro para a russa, que acabou sendo quebrada. Serena repetiu a dose no quinto game e deu enorme passo para largar na frente. Ela manteve os serviços até o fim sem sustos e faturou mesmo o primeiro set.

No segundo set o equilíbrio foi maior e a igualdade durou até o quinto game, quando Serena anotou nova quebra para cima da rival russa. Sem pressionar o saque da rival para buscar reação, Sharapova teve que salvar um match-point no saque e se manteve atrás até o fim, sofrendo sua 18ª derrota em 19 duelos contra a número 1 do mundo.