Topo

Djokovic volta a superar Federer e conquista o tricampeonato em Wimbledon

Do UOL, em São Paulo

12/07/2015 13h27

Assim como aconteceu na final do ano passado, o sérvio Novak Djokovic levou a melhor sobre o suíço Roger Federer e conquistou seu terceiro título de Wimbledon. O número 1 do mundo foi superior ao rival, aproveitou melhor as oportunidades que teve e triunfou em quatro sets, com parciais de 7/6 (7-1), 6/7 (10-12), 6/4 e 6/3, depois de 2h59 de partida.

Este foi o 40º duelo entre os dois melhores do ranking atualmente. Com a vitória de Djokovic o placar dos embates está empatado, agora com 20 vitórias para cada lado. Entretanto, na atual temporada o sérvio tem levado a melhor, somando três vitórias e apenas uma derrota.

O duelo deste domingo não reunia apenas os dois primeiros no ranking, mas também aqueles que mais títulos conquistaram em 2015. Djokovic entrou em quadra com cinco taças na temporada, uma a mais do que Federer.

A conquista em Wimbledon deixa Djokovic isolado na oitava colocação entre os maiores campeões de Grand Slam da história. O sérvio venceu um dos quatro grandes torneios do circuito nove vezes, uma a menos do que o sétimo da lista, o norte-americano Bill Tilden. Federer é o maior vencedor com 17 taças e o espanhol Rafael Nadal, com 14, está empatado no segundo lugar com o norte-americano Pete Sampras.

Depois de uma impecável apresentação na semifinal contra o britânico Andy Murray, Federer não conseguiu manter o nível altíssimo na decisão. Ele até começou melhor e obteve uma quebra no sexto game, mas Djokovic devolveu em seguida. O sérvio foi melhorando no decorrer do primeiro set e acabou faturando a parcial no tiebreak.

O segundo set foi equilibrado como o anterior e mais uma vez a decisão foi para o tiebreak. Djokovic começou melhor e chegou a abrir 6-3, quando perdeu três set-points seguidos. Ele ainda teve mais três chances de fechar o set no desempate, não aproveitou uma sequer e acabou levando a pior diante de Federer, que empatou o jogo.

A ameaça de chuva se concretizou no terceiro set, mas antes disso Djokovic conseguiu uma quebra de vantagem, batendo o saque de Federer no terceiro game. Dois games depois, o tempo ruim forçou a interrupção da partida, mas o teto da Quadra Central não foi fechado. Houve uma paralisação de alguns minutos, os dois voltaram a ação e o sérvio manteve a vantagem até o fim abrindo 2 a 1.

No terceiro set, a definição veio no quinto game, em que Djokovic anotou mais uma quebra para cima do suíço. Sem dar grandes chances a uma reação de Federer, o sérvio ainda conseguiu mais uma quebra e com isso chegou ao seu 200º triunfo em Grand Slam. Ele é o sétimo que mais partidas ganhou nos quatro maiores torneios do tênis.

"Ele foi melhor do que eu nos pontos importantes, muito sólido. Não joguei mal, mas ele foi melhor e mereceu a vitória. Trabalho duro, mas os outros caras também. Ainda tenho motivação para seguir tentando", comentou Federer após o jogo.

Do outro lado, Djokovic destacou a importância que o alemão Boris Becker tem e também enalteceu Federer. "Ele é um dos maiores desafios que alguém pode ter na grama. É uma honra poder jogar contra ele", disse o sérvio.