Topo

Socos do pai, alta velocidade e prisão: o tenista bad boy que adora causar

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 06h00

Se existe um bad boy na elite do tênis mundial atualmente seu nome é Bernard Tomic. O número 25 do ranking já foi preso, fugiu da polícia, arrumou briga, causou com garotas em festas e tem uma convivência difícil com o pai: o "senhor Tomic" já bateu no tenista durante um treino, bateu em seu parceiro até ele desmaiar e foi suspenso de alguns torneios. E Bernard Tomic tem só 22 anos.

A “ficha corrida” do tenista que nasceu na Alemanha e se naturalizou australiano é extensa. Muitos culpam seu pai pelo perfil polêmico. John Tomic adora uma confusão. Na maior delas, foi acusado de agredir Thomas Drouet, o parceiro de treinos de Bernard Tomic. Drouet chegou desacordado ao hospital, com o nariz quebrado, cortes no rosto e uma lesão no pescoço.

Segundo Drouet, Tomic se desculpou, mas depois voltou atrás ao saber que Drouet estava processando seu pai. Como consequência, a ATP decidiu banir o pai de Tomic de vários torneios. Em 2013, quando isso aconteceu, John não pôde entrar em diversas competições.

O mesmo Drouet fez outra acusação grave a John: disse que havia presenciado o pai dar socos em Bernard Tomic durante os treinos. Raquetes quebradas e agressões morais também fizeram parte do repertório de John. Em 2012, o tenista chegou a pedir para a organização do Masters de Miami expulsar seu pai da arquibancada. O motivo? “Ele está me incomodando. Sei que ele é meu pai, mas está me atrapalhando”, argumentou Tomic.

Mas o tenista também tem talento para causar fora das quadras. Recentemente, foi preso nos Estados Unidos por se recusar a diminuir o volume da música ao dar uma festa em um quarto de hotel. Ele não respeitou ordens policiais e acabou detido.

Antes disso, na Austrália, Tomic já havia enfrentado outro problema com a polícia. Ele abusou da velocidade enquanto dirigia e fugiu da polícia quando foi flagrado desrespeitando os limites. Resultado: ficou um ano sob observação das autoridades, sem poder cometer nenhuma irregularidade.

Fotos polêmicas em festas e pequenas brigas engordam o “currículo” do bad boy australiano, que atualmente está afastado da equipe australiana da Copa Davis por ter criticado a federação local. No entanto, paralelamente a esses problemas, Tomic vive boa fase. Atingiu seu melhor ranking em junho deste ano (24º) e atualmente aparece em 25º. Resta saber quando e por que ele será notícia novamente: por seus feitos dentro ou fora de quadra.