Topo

Teliana chora e lembra 'musiquinha' para Guga em conquista de título em SC

Teliana foi a primeira brasileira a conquistar um título em casa desde 1987 - EFE/Antonio Lacerda
Teliana foi a primeira brasileira a conquistar um título em casa desde 1987 Imagem: EFE/Antonio Lacerda

Do UOL, em São Paulo

01/08/2015 14h22

Teliana Pereira se emocionou neste sábado ao conquistar o título do Brasil Tennis Cup, torneio da WTA disputado em Florianópolis. O título foi o primeiro de uma brasileira em casa desde que Niege Dias conquistou o Brasil Open de 1987 no Guarujá (SP).

Em seu discurso de agradecimento no Estádio Gustavo Kuerten, no Costão do Santinho, Teliana agradeceu a sua equipe, ao namorado e à família. Quando citou os familiares, a brasileira - atual 78ª colocada do ranking da WTA - chorou e foi aclamada pelo público nas arquibancadas.

“Eu queria agradecer demais a minha família”, disse Teliana, aplaudida. “Eu não sei o que seria de mim sem vocês. Eu não estaria aqui. Vocês são tudo para mim”, completou.

A pernambucana ainda lembrou sua caminhada até o tênis profissional. Aos 7 anos, mudou-se com a família para Curitiba, onde o pai conseguiu um emprego em uma academia de tênis. No ano seguinte, foi convidado por Didier Rayon – o dono da academia – para começar a treinar.

“Se não fosse ele (Didier), nem eu e nem minha família estaríamos aqui hoje”, discursou, agradecendo também a presença do pai. “Sempre que ele vem (assistir), me dá sorte”, acrescentou. José Pereira, o pai de Teliana, também acompanhou a campanha da filha no título do WTA de Bogotá, conquistado nesta temporada.

Derrotada por Teliana na decisão deste final de semana, a alemã Annika Beck brincou com a pressão do público brasileiro em Florianópolis. “Me diverti muito aqui. Vocês fizeram deste dia um dia difícil para mim aqui”, discursou, em inglês.

“Espero poder voltar no ano que vem e poder conquistar o título como Teliana fez hoje. Ela é uma ótima tenista e mereceu ganhar em casa”, destacou Beck.

No fim do discurso, Teliana ainda brincou com Gustavo Kuerten, que dá nome ao estádio do Costão do Santinho e que acompanhou a decisão do torneio. Antes da final, Teliana visitou Guga e escolheu uma música de Bob Marley como ‘talismã’.

“Essa musiquinha é para o Guga. Eu estava na casa dele e tive que escolher essa música”, encerrou.

Copa Davis em SC

No encerramento do torneio, a organização anunciou ainda que Florianópolis receberá o confronto entre Brasil e Croácia pela Copa Davis. Os dois países disputarão a repescagem do Grupo Mundial entre os dias 18 e 20 de setembro.