Topo

Feijão enfrentará Djokovic no Aberto dos EUA. Bellucci pega 134º do mundo

DOMINIQUE FAGET/AFP
Imagem: DOMINIQUE FAGET/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 12h42

O brasileiro João Souza, o Feijão (89º colocado do ranking mundial), não se deu bem no sorteio para o Aberto dos Estados Unidos. Na primeira rodada do torneio, que começa na segunda-feira, o brasileiro terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial. 

O duelo, sem data ainda definida, será o primeiro entre os tenistas no circuito mundial.

Cabeça de chave número 30 da competição, Thomaz Bellucci terá uma estreia mais tranquila em Nova York. Em sua primeira partida, enfrentará o britânico James Ward (134º). Eles nunca mediram forças no circuito mundial. Se avançar, o paulista terá pela frente na segunda rodada um tenista saído do qualifying.

Na terceira rodada, teria uma parada muito indigesta contra Andy Murray (3º do ranking mundial).

Entre as mulheres, a única representante do Brasil na chave principal também não se deu bem no sorteio. Teliana Pereira (53º do ranking da WTA) enfrentará Ekaterina Makarova (13ª). No único duelo entre elas até hoje, na segunda rodada de Roland Garros neste ano, a russa venceu por 2 a 1.

Murray e Nadal terão estreias indigestas
Apesar de estarem no top 10 do ranking mundial e serem cabeças de chave, Andy Murray (3º) e Nadal (8º) não se deram tão bem no sorteio. O britânico enfrentará o polêmico bad boy australiano Nick Kyrgios (37º ). O espanhol medirá forças com Borna Coric (35º). O prodígio croata de 18 anos venceu Nadal no único duelo entre eles, no ATP 500 da Basileia, no ano passado.

Djokovic e Nadal em rota de colisão
Caso confirmem o favoritismo ao longo do torneio, o sérvio e o espanhol se enfrentarão nas quartas de final. Foi nesta fase, que Djokovic eliminou o rival em Roland Garros neste ano. Seria um repeteco das finais de 2010 e 2013 (vitória de Nadal) e de 2011 (vitória de Djokovic).

Federer pode encarar gigante americano, Berdych e parada dura na semi
Embalado pelo sétimo título em Cincinnati e vivendo grande fase, Roger Federer (2º do mundo) poderá ter vida complicada  partir das oitavas de final, com um potencial encontro com o gigante americano de 2,08m John Isner (13º). Nas quartas, o encontro mais provável é com Thomas Berdych (6º). Na semi, um duelo contra Andy Murray ou Stanislas Wawrinka (5º). Na estreia, o suíço encara Leonardo Mayer (33º).

Campeão improvável estreia contra qualifier
Vencedor do Aberto dos EUA do ano passado, o croata Marin Cilic (9º) enfrentará um tenista saído do qualifying na estreia. Uma ótima oportunidade para tirar o peso das costas.

Serena começa corrida por feito contra a 86ª do mundo
Tentando pela primeira vez em sua carreira ganhar os quatro Grand Slams em um mesmo ano, Serena Williams enfrentará na primeira rodada a russa Vitalya Diatchenko. Nas quartas de final, há boas chances de a rival ser a irmã Venus (23ª). Na semifinal, Maria Shaparova (3ª) aparece em seu caminho.