Topo

Mais tenistas malcriados? Árbitros são alvo de atletas no Aberto dos EUA

Tenistas se irritam com desafios no US Open
1 | 2

Do UOL, em São Paulo

01/09/2015 19h26

A tecnologia da linha nas quadras de tênis para informar se a bola caiu dentro ou fora causou duas polêmicas distintas, mas igualmente curiosas na primeira rodada do US Open.

A primeira aconteceu na segunda-feira (31), quando o italiano Fabio Fognini enfrentava o norte-americano Steve Johnson. Durante um ponto, o árbitro de linha cantou bola fora de Fognini, que pediu desafio.

No telão, a tecnologia mostrou que a bola foi dentro, mas a legenda apontou fora, o que irritou Fognini e fez o árbitro Damien Dumusois pegar o telefone para conversar com seus auxiliares. No fim das contas, a arbitragem mudou de ideia e mandou que o ponto fosse jogado novamente.

Ao final da partida, depois de vencer por 3 sets a 1, Fognini foi até o árbitro e falou “você não é bom”.

Azarenka também se irrita e discute com a árbitra

 A polêmica envolvendo Victoria Azarenka também acabou em um pequeno bate-boca. Na partida contra a tcheca Lucie Hradecka, a bielorrussa se preparava para rebater quando ouviu um grito de bola fora. Após o chamado, ela acabou acertando a rede.

O problema, no entanto, é que a árbitra de cadeira ignorou o grito do árbitro de linha e marcou bola dentro, fazendo com que Azarenka desafiasse a decisão. No recurso eletrônico, ficou provado que a bola realmente havia caído dentro da quadra.

A discussão começou quando, após o recurso eletrônico, a árbitra de cadeira marcou ponto para Hradecka, irritando Azarenka, que queria que o ponto fosse jogado novamente. “Você está brincando comigo?”, questionou a bielorrussa. “Você já jogou tênis? Já jogou? Provavelmente deve ter sido muito ruim”, afirmou a tenista para a árbitra.

A irritação de Azarenka não fez com que a decisão da árbitra fosse alterada e o ponto acabou indo para Hradecka. No fim das contas, a bielorrussa venceu por 2 sets a 0 e avançou no torneio. 

Polêmicas têm sido recorrentes

De um tempo para cá, o número de tenistas nervosinhos em quadra parece ter aumentado. O mais célebre deles é o australiano Nick Kyrgios. Durante o Masters 1000 de Montreal, ele se dirigiu a seu adversário Stanislas Wawrinka e disse a seguinte frase: "Kokkinakis fod… sua namorada. Desculpe te contar isso, companheiro", fazendo referência ao compatriota Thanasi Kokkinakis e a croata Donna Vekic, atual namorada do suíço.

Pela atitude, Kyrgios acabou sendo multado pela ATP em US$ 12,5 mil (R$ 44 mil).