Topo

Racismo, doença e fim de um amor. Como duas top 5 do tênis viraram amigas

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 06h00

Serena Williams e Caroline Wozanicki não são companheiras apenas nas melhores posições do ranking feminino de tênis. As jogadoras são amigas íntimas. E tudo isso se fortaleceu em grandes dificuldades de ambas. Uma doença de Serena, o fim do relacionamento de Wozniacki e uma polêmica sobre racismo aproximaram as tenistas.

O primeiro grande capítulo que deixou a dupla mais unida aconteceu em 2011. Serena teve uma embolia pulmonar. Ela precisou passar por cirurgia para retirar um coágulo sanguíneo, momento que ela classificou como um dos mais assustadores de sua vida. E durante todo o tempo de recuperação, Wozniacki não economizou nas visitas e no apoio.

Nesse ponto, a amizade já estava consolidada, mas não era tão conhecida publicamente. Tanto que, em 2012, a dinamarquesa foi acusada de racismo ao imitar Serena durante uma partida no Brasil. Wozniacki colocou toalhas nos seios e no bumbum para tentar se aproximar do porte físico da americana em uma brincadeira.

Foi a própria Serena quem a defendeu. “Eu a conheço e somos amigas. Não acho que ela teve essa intenção”, disse a americana na época. Anos depois, em entrevista conjunta à Vogue, elas voltaram ao tema. “Nunca teria feito aquilo se não fosse amiga da Serena. Além disso, quem não quer ter seios grandes?”, perguntou Wozniacki, sendo interrompida pela amiga. “Eu! Eu não quero”.

Serena também foi fundamental em um episódio difícil para a atual número 5 do mundo. No ano passado, o golfista Rory McIlroy terminou o noivado com Wozniacki a poucos meses do casamento. Serena havia planejado a despedida de solteira, mas precisou mudar o foco. Era hora de consolar a amiga.

“Meu telefone tocava sem parar, e eu não queria falar com ninguém. Mas Serena escreveu: ‘se você não atender o telefone vou voar até Mônaco [onde mora Wozniacki]. E se você não abrir a porta, eu a derrubo’. Então achei que era melhor atender. Ela me ajudou muito e estava lá quando eu mais precisei”, contou Wozniacki à Vogue.

Hoje as duas curtem muitas coisas juntas: são parceiras no karaokê, passam as férias juntas, vão às baladas e viajam bastante. A única coisa que não fazem é jogar tênis. Isso fica para os principais torneios do circuito.