Topo

Belucci supera zebra japonesa, chega à 3ª rodada e quebra tabu nos EUA

Thomaz Bellucci acabou com tabu no US Open e chega à 3ª rodada do torneio - EFE/RAY STUBBLEBINE
Thomaz Bellucci acabou com tabu no US Open e chega à 3ª rodada do torneio Imagem: EFE/RAY STUBBLEBINE

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2015 13h53

Thomaz Bellucci alcançou a terceira rodada do Aberto dos EUA pela primeira vez na carreira. O brasileiro mostrou segurança contra a zebra japonesa Yoshihito Nishioka e venceu por 3 sets a 0, com direito a atropelamento de 6-0 no primeiro set – as demais parciais ficaram em 6-3 e 6-4. 

O tabu de Bellucci, cabeça de chave número 30 do torneio, foi encerrado com tranquilidade diante de um adversário que veio do qualifying. Nishioka, de 19 anos, é o 128º do mundo. Na terceira rodada do Grand Slam, o brasileiro enfrentará Andy Murray, que venceu o francês Adrian Mannarino por 3 sets a 2.

Além de ter encaixado a melhor campanha nos Estados Unidos, o tenista acaba com outro jejum incômodo. Desde Roland Garros-2011, ele não chegava à terceira rodada de um Grand Slam.

"Consegui jogar muito bem hoje. Encurralei ele (Nishioka) desde o início, sendo bem agressivo na devolução. Foi muito importante ganhar em três sets e economizar um pouco de energia para a próxima rodada", afirmou.

O jogo

Em sete minutos, Belucci já liderava o primeiro set por 3-0 após quebrar o serviço do adversário japonês em duas oportunidades.  Com problemas no primeiro saque e sofrendo com as bolas fundas do brasileiro, Nishioka viu o set perdido rapidamente. Levou um “pneu” em menos de vinte minutos.

O primeiro game do tenista asiático foi conquistado no segundo set, que começou mais equilibrado. O bom momento de Nishioka não durou muito, com Belucci crescendo na metade da parcial para abrir 4-2 após uma quebra. Sem dar espaço ao rival, o número 30 do mundo fechou em 6-3.

Mesmo embalado, Belucci teve o saque quebrado pela primeira vez no início do terceiro set. Em desvantagem de 0-2, o brasileiro teve que trabalho para se recuperar. Com a devolução da quebra, empatou a parcial para virar o jogo em 5-3. No game seguinte, o brasileiro foi pressionado e perdeu oportunidade de fechar o duelo. Nishioka, então, sacou para empatar o jogo. O japonês sentiu a pressão e perdeu o game e o set em 6-4.