Topo

Por que Bellucci pode vencer Murray no Aberto dos Estados Unidos

EFE/RAY STUBBLEBINE
Imagem: EFE/RAY STUBBLEBINE

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 14h24

Depois de passar pela primeira vez na carreira da segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos, Thomaz Bellucci (30º do mundo) terá uma parada dura neste sábado em Nova York: enfrentará Andy Murray (3º colocado do ranking mundial). A partida começará por volta das 22h (de Brasília) no Estádio Arthur Ashe, o principal do complexo.

Se vencer, irá para as oitavas de final de um Grand Slam apenas pela segunda vez em sua carreira. A outra foi em 2010.

Apesar de enfrentar um rival que já ganhou dois títulos de Slams e ocupa uma posição muito superior no ranking, o brasileiro tem motivos para acreditar em um triunfo.

Bellucci conhece o caminho
Os dois tenistas se enfrentaram apenas uma vez no circuito mundial e Bellucci levou a melhor. O encontro ocorreu no saibro do Masters 1.000 de Madri de 2011 e terminou com triunfo do brasileiro por 6-4 e 6-2. Esta é até hoje a sua única vitória contra um tenista do top 5 do ranking mundial em 15 oportunidades.

Brasileiro não faz feio quando joga contra tops
Ao longo da carreira, Belluci fez 33 partidas contra jogadores que estão no top 10 e conseguiu somente cinco vitórias. Ele, porém, nunca levou um pneu ou perdeu de maneira vexatória. Neste ano, por exemplo, chegou a arrancar um set de Novak Djokovic (1º) em duelo no Masters 1.000 de Roma.

Fase de Bellucci é a melhor nos últimos anos
O brasileiro vem em ascensão no ranking mundial e tem jogado bem também na quadra dura. Antes do Aberto dos Estados Unidos, fez quartas de final no ATP 250 de Winston-Salem. No Grand Slam americano, confirmou seu favoritismo sem levar sustos. Bateu o britânico James Ward (135º) e o japonês Yaoshiito Nishioka (128º) sem perder sets.

Murray está gripado e tomou sufoco de 35º do mundo
Na segunda rodada, o britânico precisou virar para cima de Adrian Mannarino (35º do mundo). Depois de perder os dois primeiros sets por 7-5 e 6-4, fez 6-1, 6-3 e 6-1. Durante a partida, Murray mostrou muita inconsistência. Ele também afirmou que está sendo acometido por uma gripe e que vem tendo dificuldades para respirar.