Topo

Derrota para Fognini faz Nadal amargar pior ano em uma década

Rafael Nadal deixa a quadra frustrado após eliminação do Aberto dos Estados Unidos - Don Emmert/AFP
Rafael Nadal deixa a quadra frustrado após eliminação do Aberto dos Estados Unidos Imagem: Don Emmert/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/09/2015 07h31

Rafael Nadal definitivamente vai querer esquecer o ano de 2015. Em uma temporada em que praticamente nada dá certo, o espanhol acumulou mais feitos negativos ao seu currículo na noite de sexta-feira.

Em partida válida pela terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, o oitavo colocado do ranking mundial foi derrotado pelo italiano Fabio Fognini (32º) por 3 sets a 2 ( 3-6, 4-6, 6-4, 6-3, 6-4) e viu cair uma série de escritas.

Nadal jamais havia perdido uma partida após abrir 2 sets a 0
Até a noite desta sexta-feira, o espanhol tinha um recorde de 151 vitórias e nenhuma derrota após abrir 2 a 0 sobre seus rivais em partidas em melhor de cinco sets (Grand Slams e Copa Davis). Já o retrospecto de Fognini quando saía perdendo de 2 a 0 era de quatro vitórias e 19 derrotas. 

Sequência de dez anos de títulos chega ao fim
Esta é a primeira vez desde a temporada de 2004 que Nadal fechará um ano sem conquistar um título de Grand Slam sequer. Ele não conseguiu triunfar nem mesmo em Roland Garros, onde sempre foi dominante. No saibro parisiense, seu algoz foi o sérvio Novak Djokovic, ainda nas quartas de final.

Sequência de três finais consecutivas tem um ponto final
Nadal não disputou o Major americano em 2012, ano em que tinha uma lesão no joelho. Em 2010, 2011 e 2013 sempre chegou à decisão em Nova York. Ficou com a taça em 2010 e 2013. Em ambas as ocasiões, derrotou Novak Djokovic.

Pior desempenho no Aberto dos EUA em 10 anos
A última vez que o espanhol não conseguira passar da terceira rodada fora em 2005. Naquele ano, o seu algo foi o americano James Blake, que triunfou por 3 sets a 1.

Nadal reconhece que este não foi o seu ano
"Tenho de aceitar que este não foi o meu ano e seguir lutando até o fim da temporada para tentar terminar de uma maneira positiva para mim. Quero terminar o ano sentindo que melhorei algo em relação ao início. Estou em um momento da minha carreira que necessito levar o meu tênis e meu físico ao nível mais alto para ter a oportunidade real de competir por todas estas coisas (títulos de Grand Slams) de novo", disse o espanhol, que ganhou três taças na temporada, nos ATPs250 de Buenos Aires e Stuttgart e no ATP 500 de Hamburgo.