Topo

Capitão do Brasil assume responsabilidade por abandono de Bellucci

Fábio Aleixo

Do UOL, em Florianópolis (SC)

20/09/2015 14h36

O capitão brasileiro João Zwetsch assumiu a responsabilidade pelo abandono de Thomaz Belluci em partida contra Borna Coric que custou ao Brasil a derrota no duelo com a Croácia em Florianópolis por 3 a 1 e o consequente rebaixamento ao Zonal Americano da Copa Davis. O brasileiro deixou a partida no quarto set com dores nas costas. Ele perdia por 4 games a 0 e 2 sets a 1.

"A decisão foi minha. Estava inviável para ele jogar desde o meio do terceiro set, estava com muitas dores nas costas, respirando mal. Dava para ver que ele não teria condições de jogar mais uma hora e meia e reagir. Temos de zelar pela integridade física. Estas decisões são difíceis de o atleta tomar. Por isso tomei à frente. Era visível que ele não tinha condições de continuar", explicou o capitão.

"Claro que a frustração é enorme, o resultado é muito diferente do que a gente gostaria que fosse. Mas foi uma semana difícil. As coisas não deram muito certo para nós", disse o capitão.

Bellucci explicou que sente as dores nas costas desde o mês de julho e que não conseguia mais jogar em alto nível para tentar a virada.

"Eu lutei até onde foi possível. Não tinha mais sentido seguir no jogo sendo que não conseguia ser competitivo. Para ganhar de um jogador 30 do mundo, você tem de estar 100%. Mas agora não tem o que ficar lamentando", disse Bellucci.

"A partir do terceiro set, voltei a ter dor nas costas. Não queria chamar o fisioterapeuta para não mostrar fraqueza para meu adversário. Estava difícil jogar, estava tentando levar da melhor maneira possível. Fico triste de não poder ganhar este jogo", completou.

Bellucci deve passar nos próximos dias por uma avaliação para saber a gravidade desta lesão. A princípio, seu próximo torneio será o ATP 500 de Pequim (CHN) a partir de 5 de outubro.

Resultados

Sexta-feira
Thomaz Bellucci  3 x 1 Mate Delic - 6-1, 6-4, 3-6 e 6-4

Sábado
João Souza 0 x 3 Borna Coric - 4-6, 6-7 (5-7) e 1-6
Bruno Soares/Marcelo Melo 1 x 3 Ivan Dodig/Franko Skugor - 0-6, 6-3, 6-7 [2-7] e 6-7 [3-7]

Domingo
Thomaz Bellucci 1 x 2 Borna Coric - 2-6, 6-4, 6-7 [7-4], 0-4 e abandono