Topo

Renovado, Calendário Pirelli tem Serena Williams entre estrelas para 2016

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 13h23

Serena Williams é uma das estrelas do Calendário Pirelli 2016. As imagens foram feitas pela fotógrafa Annie Leibovitz e divulgadas nesta segunda-feira, em Londres, com uma drástica mudança editorial na publicação.

Ao longo de mais de 40 anos, o calendário se tornou mundialmente famoso por publicar algumas das mulheres mais sensuais do mundo, vestindo trajes sumários em cenários paradisíacos. No entanto, a edição lançada nesta segunda-feira adotou um tom bem mais recatado, deixando de lado a exploração dos corpos das escolhidas para posar.

“Um novo tipo de Calendário Pirelli foi revelado, apresentando 12 meses de mulheres escolhidas (principalmente) por seus feitos. Apesar de o calendário ter, em raras ocasiões, apresentado mulheres vestidas (notavelmente em 2013, quando foi fotografado no Brasil por Steve McCurry), esta é a primeira vez que não há poses provocantes”, explica o jornal The New York Times. “Pela primeira vez, o atrativo das retratadas está em seus currículos, não em suas medidas”, resume.

Dentre os nomes mais conhecidos do Calendário Pirelli 2016, estão Ava DuVernay (julho), diretora do longa-metragem Selma; Shirin Neshat (setembro), artista iraniana; Yoko Ono (outubro), artista e ativista política; e Patti Smith (novembro), roqueira.

Serena estampa o mês de abril no calendário e é uma das poucas exceções da publicação a aparecer seminua – a outra exceção é Amy Schumer (dezembro), atriz e comediante. A tenista aparece de costas, de topless, com os cabelos soltos. Já a comediante aparece propositadamente nua, fingindo não ter recebido o aviso de que poderia posar vestida.

“É impossível ignorer o empoderamento das mulheres”, diz Jennifer Zimmermann, diretora de estratégia da McGarryBowen, agência de publicidade responsável pela publicação. “Além disso, quem é que usa um calendário hoje em dia? Ele tem que se posicionar para algo mais”, completou, em declarações ao The New York Times.

Annie Leibovitz, por sua vez, disse que optou por fotos em preto e branco em estúdio para fazer “algo completamente diferente, mas ainda simples”. “Sugeriram que fotografasse mulheres ilustres. Após termos concordado com isso, o objetivo era ser muito simples. Eu queria que as imagens mostrassem as mulheres exatamente como elas são, sem nenhuma pretensão”, afirmou.