Topo

ATP proíbe tenistas de usarem relógios inteligentes durante partidas

Relógio marca placar e permite trocar mensagens - Reprodução
Relógio marca placar e permite trocar mensagens Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/12/2015 10h33

A Associação dos tenistas Profissionais (ATP) anunciou a proibição do uso de relógios inteligentes no circuito mundial. A medida é válida para jogos de challengers, ATPs, Grand Slams, Copa Davis e Jogos Olímpicos.

A entidade tomou esta decisão por causa da criação de um relógio no qual é possível consultar resultados de partidas e comunicar-se com outros jogadores por meio de uma rede social privada. Ele também se comunica com smartphones com os sistemas operacionais Android e IOs. O aparato foi idealizado pelo ex-jogador israelense Andy Ram e sairá à venda a partir de janeiro. O relógio é fabricado pela empresa Pulse Play, montada pelo ex-tenista por meio de uma campanha de crowdfunding, que recebeu cerca de 700 mil euros (cerca de R$ 3 milhões). 

"Estou muito contente com a nossa campanha de corwdfunding. Chegamos a milhares de jogadores, ligas, clubes e jornalistas. Pulse-play é uma realidade e vamos mudar o mundo dos esportes de raquete", disse Ram no lançamento do relógio, que será comercializado a 50 euros (R$ 211).

Mas a ATP não gostou nem um pouco da proposta de Ram. "Como os relógios inteligentes têm a capacidade de enviar e receber mensagens de texto ou e-mails, passarão a estar cobertos sob a política de dispositivo eletrônico e, portanto, não estarão permitidos durante os jogos", comunicou a entidade.