Topo

Bellucci toma virada na final em Quito e perde chance de levar 5º título

Bellucci rebate bola em partida contra Victor Estrella Burgos na final do ATP 250 de Quito - Reprodução/Twitter
Bellucci rebate bola em partida contra Victor Estrella Burgos na final do ATP 250 de Quito Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

07/02/2016 18h19

Thomaz Bellucci perdeu neste domingo uma ótima chance de chegar ao quinto título de sua carreira. Na final do ATP 250 de Quito (EQU), o brasileiro foi superado de virada pelo dominicano Victor Estrella Burgos (58º do mundo) por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6 (7-5) e 6-2, em jogo de 2h02min de duração.

Esta foi a segunda derrota de Bellucci para o adversário em dois confrontos no circuito mundial.

O título deste domingo foi o segundo de Estrella Burgos em Quito. Ele havia ficado com a taça em 2015, na edição inaugural do torneio na capital equatoriana.

Com o revés, Bellucci amargou o terceiro vice-campeonato da sua carreira em sete finais disputadas. Antes, havia sido superado nas decisões do ATP 250 de Moscou (RUS), em 2012, e do Aberto do Brasil (ATP 250 da Costa do Sauípe), em 2009. O brasileiro venceu outras quatro finais.

Em que pese a derrota, Bellucci terá uma ascensão no ranking mundial a ser divulgado nesta segunda-feira pela ATP. Deixará a 35ª posição e pulará para a 30ª. Será a sua melhor colocação desde setembro do ano passado.

Se tivesse ganho, teria pulado para a 28ª colocação, que seria a melhor desde maio de 2011. 

No sábado, Bellucci já havia sido derrotado na final do torneio de duplas. Ao lado de Marcelo Demoliner acabou superado por Pablo Carreño Busta (ESP)/Guillermo Duran (ARG) por 2 sets a 0.

O próximo torneio de Bellucci será o Aberto do Rio (ATP 500), que tem início de 15 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.

O jogo

O primeiro set foi equilibrado com os dois tenistas confirmando os seus saques com relativa tranquilidade até o nono game. Foi quando Bellucci se aproveitou de um momento ruim do adversário para obter a quebra explorando as jogadas no backhand.

Na sequência, o brasileiro teve a tranquilidade para confirmar o seu saque e fechar a parcial em 6 a 4.

O segundo set também foi muito equilibrado, sem nenhuma quebra de ambos os lados. Com isso, o site teve de ser decidido no tie-break.

E a disputa seguiu muito acirrada. Porém, depois de abrir 4 a 3, Bellucci permitiu que o dominicano conseguisse a reação e fizesse 6 a 4.  O brasileiro ainda salvou um set point antes de perder por 7 a 5.

A vitória fez bem para Estrella Burgos, que iniciou o terceiro set quebrando o saque de Bellucci após desperdiçar quatro oportunidades.

Inferior no jogo, Bellucci passou a ser completamente dominado pelo adversário. No sétimo game, foi quebrado de novo ao jogar um forehand na rede e viu Estrella Burgos fazer 5 a 2.

Na sequência, o dominicano sacou para fechar o jogo e não teve dificuldade.