Topo

Guga é homenageado no RJ e cobra valorização de tenistas brasileiros

Bruno Lorenzo/Divulgação
Imagem: Bruno Lorenzo/Divulgação

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2016 21h57

O brasileiro Gustavo Kuerten, 39, recebeu uma homenagem no Rio de Janeiro nesta terça-feira (16). Maior nome do Brasil na história do tênis, o catarinense foi escolhido para batizar a quadra central do Aberto do Rio de Janeiro da modalidade, disputado no Jockey Club Brasileiro. No discurso pós-cerimônia, aproveitou para cobrar valorização aos atletas do país.

"O Brasil tem o Marcelo Melo, que acabou o ano passado como número 1 do mundo nas duplas. Os Estados Unidos, a França e outros países queriam ter o número 1 do mundo. Precisamos reconhecer a importância disso", cobrou Kuerten.

Na última segunda-feira (15), em entrevista coletiva, Guga havia falado sobre a vontade de voltar a jogar. O ex-tenista fez sessões diárias de fisioterapias no ano passado para tentar reduzir as dores no quadril que abreviaram sua carreira, mas ainda não conseguiu retomar uma rotina de partidas de exibição.

"Acho que as pessoas estavam sentindo minha vontade de voltar a jogar. Todo ano eu vinha para cá e ficava com mais desejo, e a partir de agora eu vou estar pelo menos na quadra. Nem que seja pelo menos no nome", disse o ex-atleta.

O espaço recebeu o nome de "quadra Guga Kuerten". É a segunda homenagem a um ex-tenista brasileiro no Rio de Janeiro em 2016 – antes dele, Maria Esther Bueno havia sido escolhida para batizar o palco central da modalidade para os Jogos Olímpicos deste ano, situado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

"Temos de buscar mais consistência na nossa história, e essas homenagens têm conseguido martelar isso. Quanto mais a gente entender do tênis e das dificuldades para alcançar essas conquistas, mais valor a gente vai dar para isso. Aí a gente vai ficar menos refém. É ter mais jogadores que façam diferença para o nosso país no cenário internacional", finalizou Kuerten.?