Topo

Sem chuva e com muitos erros, Nadal vence compatriota e avança no Rio Open

Rafael Nadal em confronto com Almagro, no Aberto do Rio - Antonio Lacerda/EFE
Rafael Nadal em confronto com Almagro, no Aberto do Rio Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/02/2016 20h39Atualizada em 18/02/2016 21h35

Rafael Nadal entrou em quadra nesta quinta-feira (18) pela segunda rodada do Aberto do Rio de Janeiro. O espanhol enfrentou o compatriota Nicolás Almagro, seu velho conhecido e freguês, e, em jogo de muitos erros, venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5. 

Desta vez o jogo não foi interrompido pela chuva e fluiu bem. A primeira partida de Nadal no Aberto do Rio havia sido paralisada por mais de uma hora por causa do mau tempo no Rio de Janeiro.

"A coisa boa é que eu ganhei. Isso é o mais importante. Me dá confiança, tranquilidade, e o que eu queria era mais tranquilidade. Joguei um primeiro set bom, com poucos erros, fazendo o que eu precisava fazer. No segundo eu fiquei um pouco mais nervoso, mas não dá para pensar apenas nas coisas que não saíram bem. Mantive a calma e estive preparado para resolver", disse Nadal em entrevista coletiva.

O histórico de confrontos dos dois tenistas já mostrava uma grande vantagem de Rafael Nadal. Foram 13 vitórias contra apenas uma de Almagro, número 53 do mundo. 

"Seguimos jogando. Cada partida é importante aqui. É um torneio muito grande para mim, e cada partida é um ponto importante. Amanhã [sexta-feira] vai ser difícil de novo, mas espero estar bem. É uma oportunidade para jogar bem. Estou jogando bem e quero continuar", avaliou Nadal.

O primeiro set foi uma disputa de quem errava menos. Nadal começou mal e cometeu logo duas duplas faltas, que permitiram que Almagro disputasse bastante os primeiros games do jogo.

A partida não estava boa e continuou com erros dos dois lados. A primeira quebra que Rafael Nadal conseguiu no jogo foi apenas no quinto game, quando conseguiu abrir 3 a 1. Foi então que o saque do espanhol começou a entrar firme contra Almagro e o ajudou a fechar o set em 6/3, em 42 minutos.

Novamente o segundo set não começou com grandes jogadas. Almagro venceu o primeiro game, obrigando Rafael Nadal a forçar mais a bola, o que deu certo. O espanhol número 5 do mundo conseguiu empatar, mas Almagro se mostrava mais focado em jogo.

O confronto no segundo set foi muito difícil para Rafael Nadal. O número 5 do mundo não conseguia confirmar serviços, o que deu ainda mais confiança ao adversário. Apesar da dificuldade de Nadal, Almagro errou muito. 

Rafael Nadal vai enfrentar agora Dolgopolov, que venceu Inigo Cervantes por 2 sets a 1 também nesta quinta. "Vai ser uma partida complicada. É um jogador que te dá pouco ritmo e te faz jogar diferente. É uma partida de quartas de final, e você não pode esperar nunca que seja fácil. É preciso estar atento e lutar a todo momento", encerrou o espanhol.