Topo

Surpresa brasileira é empurrada pela torcida, mas eliminada do Rio Open

Luiz Pires/Fotojump
Imagem: Luiz Pires/Fotojump

Do UOL, em São Paulo

18/02/2016 22h49

Ao som de "vamos virar", Thiago Monteiro voltou a quadra do Aberto do Rio nesta quinta (18). O brasileiro de apenas 21 anos, era a esperança do Brasil no Aberto do Rio. Depois de vencer um dos favoritos no torneio, Jo-Wilfried Tsonga, nono do mundo, o Monteiro enfrentou o uruguaio Pablo Cuevas e foi empurrado pela torcida até o fim do jogo, mesmo sendo derrotado pelo uruguaio por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 6/3. 

"Acho que a semana foi incrível para mim, eu evolui e estou acreditando mais no meu jogo. O Cuevas é um adversário sólido que domina a quadra e joga com bolas profundas. A posição no saque dele é muito forte e foi difícil pra mim. Agradeço ao público que torceu tanto por mim. Foi incrível o carinho do público de reconhecimento. Foi uma sensação muito boa. É a primeira vez que jogo com tanta gente me apoiando", comentou Thiago ao SporTV após a derrota.

Pablo Cuevas elogiou o brasileiro. "Primeiro para mim ele não é desconhecido, tenho visto ele em vários torneios e sabia que ele poderia surpreender e vencer. Sempre é difícil jogar aqui contra um brasileiro. Fiquei feliz", disse. 

O brasileiro, número 338 do ranking mundial, ganhou os holofotes depois de vencer Tsonga na primeira rodada. Thiago Monteiro disputou o Aberto do Rio por ter sido convidado pela organização. Ele o era um dos três representantes locais na chave masculina de simples – os outros, Bellucci e João Souza, foram eliminados na primeira rodada.

A torcida empurrou Thiago Monteiro durante todo o jogo. A cada acerto do brasileiro, as arquibancadas do vibravam muito com palmas e gritos de “Thiago”. Parecia comemoração de gol no futebol. Enquanto isso, Cuevas era vaiado.

Contra o uruguaio número 45 do mundo, Thiago Monteiro iniciou o jogo com dificuldade, mas, focado, conseguiu se impor logo no segundo game. O jogo chegou a ficar 6 a 6 sem que nenhum tenista fosse quebrado. O brasileiro salvou a única oportunidade de quebra do adversário. No tie-break, Thiago lutou muito, chegou a ficar na frente, mas Pablo Cuevas fechou o primeiro set por 7/6 (7-5).

O segundo set começou difícil para Thiago Monteiro. Servindo, o brasileiro quase foi quebrado, mas salvou a quebra e conseguiu o primeiro game do duelo. No então, a superioridade de Cuevas foi ficando mais visível no decorrer do jogo. 

Thiago não desistiu em nenhum momento. Conseguiu salvar três break points, mas não foi suficiente para virar a partida. O uruguaio venceu o set por 6 a 3. 

Agora Pablo Cuevas enfrenta Federico Delbonis pelo Aberto do Rio de Janeiro. O desafio de Thiago agora é o Brasil Open, em São Paulo, a partir da próxima semana. "Agora eu estou feliz com o reconhecimento do Rio Open. Amanhã é um novo dia. Lá as condições são mais favoráveis ao meu jogo. Tenho que me preparar e tirar coisas boas para semana que vem", completou Thiago.