Topo

Favorável à punição para Sharapova, Murray pede rigidez no antidoping

Paul Crock/AFP Photo
Imagem: Paul Crock/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 18h49

O tenista Andy Murray, segundo colocado no ranking da ATP, disse que Maria Sharapova merece ser suspensa do esporte após ter sido pega em exame antidoping realizado durante o Aberto da Austrália deste ano.

"Não cabe a mim decidir a punição, mas se você está tomando medicamentos para melhorar o desempenho e foi pego em um teste, tem que ser suspenso", disse Murray em uma entrevista coletiva em Indian Wells, nos Estados Unidos.

"Eu acho que tomar um medicamento de prescrição que você não precisa, mas apenas porque é legal, é errado. Se você está tomando um medicamento sem precisar dele, quer os benefícios que melhoram o desempenho. Eu não acho que isso seja certo", acrescentou.

Além de reprovar o uso de medicamentos que contenham o Meldonium, substância utilizada por Sharapova que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, Murray contestou a decisão de sua fabricante de raquetes, a Head, que também fornece raquetes para a russa. Johan Eliasch, presidente da empresa austríaca, apoiou a tenista nesta quinta-feira e revelou que pretende renovar seu contrato de patrocínio.

"Eu acho que é uma postura estranha depois de tudo que aconteceu nos últimos dias. Acho que, nesta fase, é importante conhecer os fatos antes de tomar uma decisão de prorrogar um contrato. Eu não teria reagido assim", opinou.

Para Murray, os exames antidoping no circuito profissional de tênis são mais rígidos que no passado, mas deveriam ser feitos com maior frequência.

"É melhor do que era há alguns anos. No ano passado, eu fui muito testado, mas, neste ano, fui testado duas vezes em três meses, o que claramente não é o suficiente", finalizou.