Topo

"Quero justiça", diz Rafael Nadal após nova acusação de doping

Do UOL, em São Paulo

13/03/2016 08h42

Rafael Nadal mais uma vez foi acusado de usar drogas para melhorar sua performance. Agora, quem aponta o dedo para o tenista é Roselyne Bachelot, ex-ministra de Saúde e Esportes na França. Ao comentar o caso, o atleta mostrou que não deixará as “denúncias” passarem batidas.

“Podem perguntar à ITF [Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês], podem perguntar à Wada [Agência Mundial de controle Antidoping], podem perguntar a todo mundo. Nunca fiz isso, nunca farei e não quero falar disso de novo” disse Nadal, que deixou a resposta a Bachelot no ar.

“Eu trabalhei muito duro ao longo da minha carreira para ter o currículo que tenho, é hora de me fazerem justiça. Estou cansado de tudo isso, quero justiça. Nosso esporte é limpo, não encobre quem faz coisas negativas”, completou o espanhol, em entrevista à agência AFP.

A declaração de Bachelot causou polêmica. Ela disse ter apenas “ecoado” comentários da “imprensa e do mundo” sobre a preparação de Rafael Nadal, citando o ex-tenista francês Yannick Noah como uma das fontes para a sua acusação.

A resposta espanhola foi firme. Nos últimos dias, até astros do futebol como Zidane e Luis Enrique, técnicos de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, manifestaram apoio a Nadal. A discussão entre o tenista e Bachelot remonta a 2012, quando um canal de televisão francês fez uma sátira acusando o atleta de doping.

Na época, a “piada” chegou a causar um incidente diplomático entre Espanha e França. Nadal, em entrevistas posteriores, sempre deixou claro que nunca entendeu porque é perseguido no país vizinho, onde ganhou nove títulos de Grand Slam.

A acusação de Bachelot também está relacionada à situação de Maria Sharapova. A russa foi suspensa preventivamente por uso do medicamento Meldonium, que passou a ser proibido pela Wada desde o início do ano.