Topo

Djokovic defende que homem tem de ganhar mais no tênis; Serena rebate

Djokovic declarou que torneios masculinos têm maior público e audiência - AFP/PAUL CROCK
Djokovic declarou que torneios masculinos têm maior público e audiência Imagem: AFP/PAUL CROCK

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 08h50

Um debate sobre premiações dividiu as atenções no torneio Indian Wells, encerrado neste fim de semana. Organizador da competição, Raymond Moore disse que as tenistas têm bons rendimentos no esporte graças a nomes como Rafael Nadal e Roger Federer. A declaração foi duramente criticada por mulheres do esporte, entre as quais Serena Williams.

“E se eu fosse uma jogadora, eu toda noite iria agradecer de joelho a Deus por Roger Federer e Rafa Nadal terem nascidos, porque eles carregam o esporte”, afirmou Moore.

O comentário ganhou novos contornos após opinião de Novak Djokovic, campeão pela quinta vez do torneio. O número 1 do mundo entendeu que a declaração de Moore “não foi politicamente correta”, mas defendeu que os homens devam ganhar mais, pois as competições masculinas teriam maior visibilidade e atenção de patrocinadores.

"Obviamente é uma situação muito delicada. As mulheres merecem respeito e admiração pelo que estão fazendo. Você sabe, premiação tem sido a principal discussão no tênis nos últimos sete, oito anos. Estive presente em todo este processo e entendo quanta força e energia a WTA (Associação das Tenistas Femininas) e seus advogados colocaram para que houvesse uma distribuição igualitária. Honestamente, aplaudo-os por isso. Lutaram pelo que merecem e conseguira. Por outro lado, penso que o mundo do tênis masculino, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) deveriam lutar por mais, porque as estatísticas mostram que hámuitos espectadores nos jogos entre homens", disse o sérvio.

"Penso que esta é umas razões pelas quais deveríamos ganhar mais. As mulheres devem lutar pelo que pensam que merecem e nós devemos lutar pelo que pensamos que merecemos", completou.

Derrotada na final de Indian Wells por Victoria Azarenka, Serena Willliams reprovou o comentário de Raymond Moore. “Obviamente, eu não acho que mulher alguma deva agradecer de joelhos a ninguém”.

“E se eu pudesse dizer quantas pessoas me dizem que não assistem tênis e que só assistem a mim e à minha irmã (Venus). Eu não poderia levantar em questão esses números”, complementou.

No torneio de Indian Wells, a premiação é igual para quem vence os torneios masculino e feminino. Os campeões embolsaram US$ 1.028.300 (cerca de R$ 3,72 milhões).

Em Grand Slams, as premiações também são as mesmas para homens e mulheres.