Topo

Nadal bate Monfils, volta a vencer um Masters 1.000 e iguala recorde

Nadal com a taça do Masters 1.000 de Monte Carlo - AP Photo/Lionel Cironneau
Nadal com a taça do Masters 1.000 de Monte Carlo Imagem: AP Photo/Lionel Cironneau

Do UOL, em São Paulo

17/04/2016 12h32

Rafael Nadal (5º do mundo), enfim, voltou a vencer um título de Masters 1.000. Neste domingo, o espanhol superou Gael Monfils (16º) em uma batalha de 2h46 para ficar com o título em Monte Carlo (MON) ao fazer 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 5-7 e 6-0. Esta foi a sua nona taça no principado em dez aparições em finais.

A conquista deste domingo foi a primeira de Nadal em um Masters desde maio de 2014, quando ficou com a taça em Madri (ESP). Desde então, ele não havia alcançado nem sequer uma final de um torneio deste nível. Foi também o seu maior título desde a conquista do Grand Slam de Roland Garros em junho de 2014. havia vencido apenas ATPs 250 e 500. 

Com o título em Monte Carlo - o primeiro neste ano - Nadal também se iguala a Novak Djokovic como o maior vencedor de Masters 1.000 na história. Agora, ambos estão empatados com 28 taças. Em Mônaco, o sérvio acabou eliminado na segunda rodada pelo tcheco Jiry Veseley.

O desempate poderá ocorrer no Masters de Madri, que tem início no dia 2 de maio e também será disputado no saibro.

Com o revés, Monfils segue com um incômodo jejum. Ele não sabe o que é ficar com um título desde que venceu o ATP 250 de Montpellier (FRA) em fevereiro de 2014. Ele buscava a sua primeira taça de Masters 1.000 em três finais.

Apesar do ótimo retrospecto contra Monfils - foi a 13ª vitória em 15 partidas -, Nadal teve uma vida duríssima neste domingo, em partida marcada por longas trocas de bolas, quebras de saque - 12 no total - e diversas reviravoltas no marcador.

No segundo set, por exemplo, Nadal chegou a ter vantagem de 5 a 4 no saque de Monfils. O francês, porém obteve a reação e conseguiu forçar o set decisivo ao fazer 7 a 5. O primeiro set também havia sido longo, com mais de uma hora de duração e vitória do espanhol por 7 a 5.

A única parcial que não teve equilíbrio foi justamente a última. Mais inteiro fisicamente, Nadal dominou completamente o adversário e aplicou um pneu.