Topo

Bellucci dá pneu no 1º set. Mas Djokovic ganha de virada em Roma

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 16h23

O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de um resultado histórico após aplicar um 6/0 no primeiro set, mas acabou derrotado pelo atual número um da ATP, Novak Djokovic, nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, nesta quinta-feira. O sérvio se recuperou do pneu e virou o jogo vencendo os dois sets seguintes, fechando por 0/6, 6/3 e 6/2.

Desta maneira, um brasileiro segue sem vencer um líder do ranking da ATP desde 2004, quando Gustavo Kuerten ganhou de Roger Federer em Roland Garros. No confronto direto, é a sexta derrota de Bellucci contra Djokovic, sendo quatro no saibro, três delas em Masters de Roma.

O primeiro set foi um verdadeiro passeio de Bellucci. Foram apenas oito pontos cedidos em 34 disputados. É verdade que o sérvio acumulou muitos erros não forçados (16), mas o brasileiro controlou o jogo com boas devoluções e winners. E teve 100% de aproveitamento nas oportunidades de quebra. A brincadeira rolou solta na internet.

Djokovic não levava pneu desde 2012, quando perdeu de Roger Federer no Masters de Cincinnati por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/6. Ao todo, foram nove sets sem ganhar games na carreira. Bellucci, por sua vez, não emplacava uma vitória em um set deste tipo desde 2015, quando derrotou o japonês Yoshihito Nishioka no Aberto dos Estados Unidos.

"Fiz um primeiro set perfeito, jogando um alto nível de tênis e nos dois sets seguintes o Djokovic praticamente não errou. Mérito dele de sair do buraco e conseguir ganhar de mim. Fiquei chateado por não ter conseguido a vitória, mas satisfeito por ter mantido um nível muito bom por três sets contra um cara que praticamente não perdeu de ninguém nos últimos dois anos", disse Bellucci.