Topo

Nadal e Djokovic vencem fácil; Murray sofre para ganhar jogo de 5 sets

Alastair Grant/AP
Imagem: Alastair Grant/AP

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 09h25

O espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic tiveram estreias rápidas e tranquilas em Roland Garros nesta terça-feira. Em busca de seu 10º título no Grand Slam parisiense, Nadal derrotou o australiano Sam Groth por 3 sets a 0, com um triplo 6/1 em apenas uma hora e 22 minutos em quadra. Já Djokovic marcou 6/4, 6/1 e 6/1 contra Yen-Hsun Lu, do Taiwan, em jogo de uma hora e meia de duração.

O mesmo não se pode dizer do britânico Andy Murray, que sofreu para virar o jogo contra o tcheco Radek Stepanek, interrompido na segunda-feira por falta de luz natural quando perdia por 2 a 1. Nesta terça, ele venceu os dois sets restantes depois de muita luta, fechando a partida em 3/6, 3/6, 6/0, 6/3 e 7/5.

Passeio de Nadal

Cedendo apenas três games durante todo o jogo, Nadal não foi ameaçado em nenhum momento por Sam Groth, australiano que ocupa a 100ª posição no ranking da ATP.

Os números do confronto impressionam. O espanhol quebrou o saque do rival por oito vezes e não cedeu nenhum break point. Nadal cometeu apenas três erros não forçados e ganhou 87 pontos de um total de 125 disputados.

Nem mesmo quando jogou bem o australiano teve sorte. Dá só uma olhada neste ponto.

 

Na próxima rodada, Nadal enfrenta o vencedor do duelo entre o argentino Facundo Bagnis e o francês Kenny De Schepper.

Djoko cede apenas seis games

Atual número um do mundo, Djokovic encontrou um pouco mais de resistência em Yen-Hsun Lu, mas apenas no primeiro set. O sérvio levou uma quebra, mas conseguiu duas para fechar por 6/4.

Nos sets seguintes, nada de sustos para o tenista que busca o seu primeiro título em Roland Garros: um duplo 6/1 e passagem garantida para enfrentar na segunda rodada o belga Steve Darcis, que venceu o turco Marsel Ilham por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/0.

Dureza para Murray

Murray chegou a Roland Garros credenciado pelo título do Masters 1000 de Roma e pelo melhor retrospecto nos últimos 12 meses no saibro (85% de vitórias e apenas três derrotas). Mas encontrou no veterano Stepanek, de 37 anos, um adversário perigoso que colocou em risco sua permanência no torneio.

Na segunda-feira, o tcheco surpreendeu ao abrir 2 a 0. Porém, no terceiro set apresentou cansaço e viu na interrupção na quarta parcial uma oportunidade para recuperar as energias diante do iminente empate (Murray vencia por 4 a 2 a parcial). Em partes a expectativa se confirmou, com Stepanek fazendo jogo duro no set decisivo.

Porém, Murray mostrou frieza na hora decisiva. Conseguiu a quebra no 11º game e confirmou a vitória na sequência. Ele enfrentará na segunda rodada o francês Mathias Bourgue.

Queda de favorita no feminino

Se a terça-feira ficou marcada pela vitória dos favoritos na chave masculina, no feminino o dia teve uma grande surpresa. Terceira cabeça-de-chave, a alemã Angelique Kerber perdeu para a holandesa Kiki Bertens por 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 6/3) e se despediu de Roland Garros.

Já a italiana Francesca Schiavone, campeã da edição de 2010, foi derrotada pela francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4) em uma partida que ficou marcada por uma gafe. O perfil oficial de Roland Garros postou no Twitter que Schiavone se despedia definitivamente do torneio, o que foi negado por ela na entrevista pós-jogo. “Eu anunciarei quando parar”, disse.

Outras duas famosas tenistas enfrentaram dificuldades, mas avançaram. A sérvia Ana Ivanovic venceu a francesa Oceane Dodin em três sets (6/0, 5/7 e 6/2), enquanto Venus Williams precisou de dois tie-breaks para passa pela estoniana Annet Kontaveit por 7/6 (7-5) e 7/6 (7-4). Veja todos os resultados.