Topo

Teliana vence no sufoco e terá desafio inédito contra Serena Williams

Dennis Grombkowski/Getty Images
Imagem: Dennis Grombkowski/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 16h12

A brasileira Teliana Pereira estreou com uma vitória sofrida nesta terça-feira e terá um desafio e tanto logo na segunda rodada de Roland Garros: a americana Serena Williams, atual número um do ranking WTA e tricampeã do torneio. O jogo deve ser realizado na quinta-feira.

O confronto foi validado por vitórias construídas de formas distintas pelas duas tenistas. Enquanto Serena passeou contra a eslovaca Magdalena Rybarikova em dois sets (6/2 e 6/0), Teliana precisou de três para superar a tcheca Krystina Pliskova por 7/5, 3/6 e 9/7. O terceiro set foi marcado por muitos erros de lado a lado, com a brasileira desperdiçando muitas oportunidades antes de fechar o jogo. 
 

Com o resultado, Teliana chega pelo terceiro ano consecutivo à segunda rodada em Roland Garros e fará um duelo inédito contra Serena Williams. Atualmente, a brasileira ocupa a 81ª colocação do ranking da WTA.

"A gente tem que ser realista. É a melhor do mundo. Tenho de aproveitar o momento, curtir o jogo. Bater na bola e correr atrás dela", avaliou Teliana, logo depois da partida, em entrevista ao Band Sports. 

O jogo

No primeiro set, Teliana conseguiu quebrar o saque da adversária no sexto game. Irritada, Pliskova arremessou sua raquete no chão, mas devolveu a quebra no nono game. Teliana fechou em 7/5 com nova quebra.

O equilíbrio deu a tônica até o sétimo game no segundo set, quando a tcheca emendou vitória em três parciais, incluindo duas quebras, para forçar um desempate.

Teliana voltou a jogar bem na volta do intervalo, confirmando os saques com facilidade e incomodando a adversária quando devolvia. A quebra veio no quinto game, mas a brasileira não conseguiu manter a vantagem, perdendo o saque três games depois.

Mas a brasileira não se abalou, conseguindo nova quebra no 11º game e sacando na sequência para concluir a vitória. Mas falhou, prolongando a batalha até fazer 9 a 7.

"Jogo muito duro. Eu saio feliz pela vitória. Não estou jogando mal, estou tendo muito azar, muitos altos e baixos, e o tênis não perdoa. Há momentos em que eu fico reclamando muito, fico sem jogar. Faz parte. É só aproveitar e jogar firme no próximo", disse Teliana sobre o próprio desempenho.

Dez games seguidos

Serena Williams ganhou 10 games seguidos para avançar à segunda rodada de Roland Garros. Rybarikova manteve o equilíbrio até o 2 a 2 no primeiro set, mas depois não teve resistência para desafiar a americana, vencedora de todas as demais parciais.

Tricampeã em Roland Garros, Serena busca o 22ª título de Grand Slam da carreira.