Topo

Nadal vence uzbeque sem dificuldade e vai à 2ª rodada no Aberto dos EUA

AP Photo/Alex Brandon
Imagem: AP Photo/Alex Brandon

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 17h18

Em busca de seu primeiro título de Grand Slam desde junho de 2014, Rafael Nadal (5º do mundo) teve uma estreia tranquila no Aberto dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o espanhol passou pelo uzbeque Denis Istomin (107º). Em apenas 2h05min, fez 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.

Nadal, que ganhou a medalha de ouro em duplas na Olimpíada do Rio, mostrou muita consistência durante toda a partida e não deu chances ao rival esboçar qualquer tipo de reação.

O espanhol está de volta a um Grand Slam após ficar fora de Wimbledon por estar se recuperando de uma lesão no punho sofrida durante o torneio de Roland Garros. 

"Estou muito feliz pela vitória e avançar de fase. Apenas o segundo set foi um pouco mais duro, mas consegui passar bem", afirmou o espanhol.

Na segunda rodada, na quarta-feira, ele enfrentará o italiano Andreas Seppi (87º do mundo).

Sombra e sol que incomodam

Sombra e sol - Elsa/Getty Images/AFP - Elsa/Getty Images/AFP
Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

A nova cobertura do estádio Arthur Ashe criou uma situação incômoda para as partidas do começo da tarde. Por causa do ângulo de incidência do sol, metade da quadra tem ficado iluminada e outra metade na sombra.

Isso tem gerado dificuldade para os tenistas visualizarem a bolinha e também para o público. Na partida entre Nadal e Istomim a situação perdurou todo o primeiro set, que acabou com vitória do espanhol por 6 a 1.

Nadal leva susto após início tranquilo

A vitória tranquila no primeiro set e os 4 a 1 que conseguiu abrir no segundo set parecem ter feito Nadal relaxar. Tanto que Istomin obteve a sua melhor sequência no jogo para vencer três games consecutivos e empatar em 4 a 4.

Mas não passou disso. O espanhol rapidamente se recompôs em quadra para fazer 6 a 4 e encaminhar a vitória.

Sem chances para Istomin

No terceiro set, Nadal seguiu com o mesmo ritmo para consolidar o seu triunfo e arrancar aplausos da torcida.