Topo

Djokovic estreia com vitória suada no Aberto dos EUA sob olhar de famosos

Darron Cummings/AP Photo
Imagem: Darron Cummings/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 23h59

Novak Djokovic sofreu mais do que de costume, precisou de atendimento médico, mas estreou no Aberto dos EUA com vitória – em partida marcada pela presença de famosos no estádio Arthur Ashe. Nesta segunda-feira (29), contra o polonês Jerzy Janowicz, o número 1 do mundo fez 3 sets a 1: parciais de 6/3, 5/7, 6/2 e 6/1 em 2h37. 

Djokovic teve de suar para chegar à vitória. Ele voltou a perder um set em rodada de estreia num Grand Slam após seis anos e sofreu fisicamente: pediu atendimento médico no primeiro set e deu mostras de incômodo no braço direito ao longo de todo o jogo. Mas impôs sua superioridade técnica para avançar à segunda rodada, onde enfrentará o tcheco Jiri Vesely.

"É muito difícil se manter em alto nível a essa altura da temporada. Tem dias, períodos do ano, em que não nos sentimos 100%, mas não é hora de falar sobre isso agora", desconversou Djoko após a partida quando perguntado sobre sua condição física. 

Famosos assistem à estreia

Tyson - Elsa/Getty Images/AFP - Elsa/Getty Images/AFP
Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Antes da estreia do número 1 do mundo, o estádio Arthur Ashe recebeu a cerimônia oficial de abertura do US Open. Phil Collins deu o tom da festa ao cantar para público seleto.

Entre os famosos presentes na partida, estavam a editora da Revista Vogue Anna Wintour, o ex-pugilista Mike Tyson e o ator hollywoodiano Alec Baldwin. Após o jogo, o sempre bem-humorado Djokovic ensaiou alguns passou e cantou uma estrofe do hit "I Can't Dance" - sucesso de Collins. 

Djoko deslancha após atendimento médico

Djoko atendimento - Darron Cummings/AP Photo - Darron Cummings/AP Photo
Imagem: Darron Cummings/AP Photo

Uma das grandes expectativas para a estreia de Djokovic no Aberto dos EUA tratava-se da sua condição física. Com dores no punho esquerdo, o sérvio teve dificuldades para treinar na manhã desta segunda e levantou dúvidas em relação a sua participação no último Grand Slam do ano.

Após quatro games irregulares no primeiro set, Djoko pediu atendimento médico, gerando apreensão entre os presentes na quadra do estádio Arthur Ashe. Mas ele recebeu massagem no cotovelo direito (à priori, nada relacionado ao incômodo no punho esquerdo) e voltou à partida depois de três minutos. A partir de então, deslanchou para vencer o set. Quebrou o game do rival logo na sequência e sacou bem quando estava pressionado para fechar em 6/3.

Polonês dá trabalho e vence segundo set

Janowicz surpreendeu no segundo set, quando quebrou o saque de Djokovic no sexto game para abrir 4/2. Com o susto, o número 1 do mundo acordou e voltou a imprimir ritmo mais forte, devolvendo a quebra para deixar tudo igual em 4/4.

Mas o polonês não se abalou com a reação do sérvio, manteve o ritmo intenso e aproveitou as falhas do favorito para fechar em 7/5. Ao fim do set, Djoko voltou a acusar dores no braço direito, que havia sido atendido na primeira parcial.

Djoko reage, se impõe e passeia

Djoko - Jewel Samad/AFP Photo - Jewel Samad/AFP Photo
Imagem: Jewel Samad/AFP Photo

Após a derrota no segundo set, Djokovic reagiu, fez valer sua superioridade técnica e passeou sobre Janowicz, que não conseguiu mais encaixar seu jogos de saques fortes e winners. Resultado: o sérvio fechou a parcial em 6/2 em apenas 33 minutos.

O quarto set foi precisamente oito minutos mais rápido que o anterior. Djoko logo quebrou o saque do polonês e confirmou o saque para abrir 2 a 0. O número 1 do mundo voltou a frustrar o serviço de Janowicz mais duas vezes e fechou a parcial por 6 a 1 em seu melhor set.