Topo

Soares vence na estreia e se junta a mais brasileiros na segunda rodada

Geoff Burke-USA TODAY Sports
Imagem: Geoff Burke-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 13h39

Mais um tenista brasileiro está assegurado na segunda rodada do torneio de duplas do Aberto dos Estados Unidos. Na tarde desta quarta-feira, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray passaram sufoco mas venceram os portugueses Gastão Elias e João Souza por 2 sets a 1 (6/3, 6/7 [3/7] e 7/5)  na estreia na competição.
 
A dupla busca o segundo título de Grand Slam, após ter conquistado o Aberto da Austrália no começo da temporada.
 
Um pouco mais cedo, Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner também haviam vencido na estreia. Eles fizeram 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3, sobre os franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin.
 
Além de um aproveitamento muito grande em pontos conquistados com o primeiro serviço (82%), o saque foi fundamental para a vitória dos brasileiros sobre os franceses. Foram dez aces contra apenas dois dos rivais.
 
Quem também avançou à próxima fase foi André Sá. Ao lado do australiano Chris Guccione, o brasileiro segue na competição ao após bater os norte-americanos John Mcnally e Jeffrey Wolf por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.
 
O que fez a diferença para a vitória de Sá e Guccione foram os pontos conquistados com o primeiro serviço. A dupla conseguiu 88% de aproveitamento neste quesito, contra apenas 72% dos norte-americanos. Utilizando o segundo saque, também foram superiores, com 67% contra 50% dos adversários.
 
A única baixa do dia no torneio de duplas entre os brasileiros foi Marcelo Melo, que perdeu com o parceiro Ivan Dodig para a dupla americana Monroe e Young por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (2).