Topo

Serena é eliminada e perde ponta do ranking; nova líder, Kerber vai à final

Serena Williams deixará a liderança da WTA após quase quatro anos - Julio Cortez/AP Photo
Serena Williams deixará a liderança da WTA após quase quatro anos Imagem: Julio Cortez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

08/09/2016 21h48

De uma só vez, Serena Williams perdeu a chance de título do Aberto dos EUA e a liderança do ranking mundial. Nesta quinta-feira (8), na semifinal do Grand Slam norte-americano, ela foi eliminada por Karolina Pliskova por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6 (5), após apenas 1h25min.

Será a primeira final de Grand Slam de Pliskova, que enfrentará na decisão do próximo sábado a alemã Angelique Kerber, algoz de Carolina Wozniacki na outra semifinal. Atual vice-líder do ranking, Kerber assumirá a liderança a partir da próxima segunda-feira, quando a WTA divulgará o ranking mundial atualizado.

Irreconhecível, Serena esteve longe da tenista que vinha arrasando as rivais no US Open. A norte-americana abusou dos erros não-forçados. Em algumas jogadas, aparentou desconcentração e até mesmo displicência.

Além de perder a liderança da WTA, que ocupa há quase quatro anos, desde fevereiro de 2013, Serena deixa escapar a chance de se tornar a maior vencedora isolada de Grand Slams da história. Ela buscava no Aberto dos EUA seu 23º título de Major, o que superaria a alemã Steffi Graf, que também têm 22 títulos neste tipo de torneio.

Pliskova castiga Serena no saque 

Pliskova - Darron Cummings/AP Photo - Darron Cummings/AP Photo
Imagem: Darron Cummings/AP Photo

A tcheca começou devastadora no primeiro set. Com uma direita forte e saques potentes, ela tirou Serena da zona de conforto, forçando muitos erros da americana. Imponente, Pliskova fechou a parcial em 6/2 após apenas 26 minutos. 

No segundo set, Serena acordou e o equilíbrio apareceu. Mesmo em noite pouco inspirada, errando demais, a americana conseguiu igualar as ações na partida, que foi decidida apenas no tie-break. Em oito ocasiões no ano, Serena havia perdido apenas uma. Mas voltou a errar demais, perdendo o jogo com uma dupla-falta.

Kerber vence Wozniacki e vai à final

Kerber - AFP PHOTO / Jewel SAMAD - AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Nova líder do ranking chegou em três das quatro finais de Grand Slams do ano
Imagem: AFP PHOTO / Jewel SAMAD

O dia não poderia ter sido melhor para Angelique Kerber, que se classificou à final do Aberto dos EUA. Após ver Serena Williams ser eliminada, perdendo assim a liderança do ranking mundial, a alemã venceu sem sustos Carolina Wozniacki por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, após 1h26min.

Na final do Grand Slam norte-americano, Kerber enfrentará Karolina Pliskova, algoz de Serena Williams no torneio. Mesmo se perder a decisão, marcada para o próximo sábado, a alemã de 28 anos será a nova líder do ranking da WTA, que será divulgado na próxima segunda.

O topo do ranking mundial coroa a melhor temporada da vida de Kerber, campeã do Australian Open e vice-campeã em Wimbledon. Nos quatro Slams do ano, ela só não chegou à final de Roland Garros. E ainda ficou com a medalha de prata no torneio de tênis da Rio-2016.

Kerber passeia sobre Wozniacki

Kerber 2 - Julio Cortez/AP Photo - Julio Cortez/AP Photo
Imagem: Julio Cortez/AP Photo

Kerber atropelou Wozniacki nos primeiros games, conseguindo duas quebras de saque e abrindo 4 a 0. Mas parou por aí. A dinamarquesa acordou no jogo, igualou as ações e conseguiu devolver uma das quebras. A próxima líder do ranking mundial, no entanto, não vacilou nos momentos decisivos para fechar o set em 6/4.

Kerber voltou para o segundo set com a mesma intensidade com que começou o primeiro. Mais uma vez, ela logo frustrou o serviço de Wozniacki, abrindo 3 a 0. Como havia acontecido na primeira parcial, a dinamarquesa ensaiou uma reação, mas parou na frieza mental e na condição física da alemã, que fechou a conta com 6/3.