Topo

Bellucci perde para 103º do mundo e Brasil se complica na Copa Davis

Cristiano Andujar/CBT
Imagem: Cristiano Andujar/CBT

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 14h18

Melhor tenista do Brasil, Thomaz Bellucci (79º do mundo) não confirmou o seu favoritismo e o Brasil está em situação complicada na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, contra a Bélgica.

Nesta sexta-feira, o brasileiro acabou derrotado por Steve Darcis (103º) por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/3, 6/1 e 6/3. Com o resultado, os belgas abriram 2 a 0 estão a apenas uma vitória nas três partidas que restam no duelo de garantir uma vaga na elite em 2007. Mais cedo, Thiago Monteiro já havia sido superado em 3 a 0 por David Goffin.

Agora para o Brasil seguir vivo, caberá a Bruno Soares e Marcelo Melo vencerem a partida que farão contra Ruben Bemelmans/Joris de Lore apartir das 9h deste sábado. 

Em caso de revés, as partidas de domingo servirão apenas para cumprir tabela para o país que será obrigado a disputar novamente o Zonal Americano no próximo ano.

Depois de um primeiro set no qual foi consistente e soube se impor no momento decisivo do tie-break, Bellucci foi dominado por Darcis nas três parciais restantes, sofrendo seis quebras que acabaram por minar quaisquer chances de vitória.

O belga foi muito mais regular ao longo do duelo e errou menos do que Bellucci. Darcis cometeu somente 24 erros não-forçados contra 35 do brasileiro. Mais agressivo, fechou a partida com 30 winners a 22. 

Confira a programação do duelo:

Sexta-feira
David Goffin 3 x 0 Thiago Monteiro - 6/2, 6/2 e 6/0
Steve Darcis 3 x 1 Thomaz Bellucci - 6/7 (5/7), 6/1, 6/3 e 6/3
 
Sábado, 9h
Ruben Bemelmans/Joris de Lore x Bruno Soares/Marcelo Melo
 
Domingo, 9h
David Goffin x Thomaz Bellucci
Steve Darcis x Thiago Monteiro