Topo

Sharapova diz que "meldonium é como aspirina na Rússia" e critica federação

AP Photo/Aaron Favila
Imagem: AP Photo/Aaron Favila

Do UOL, em São Paulo

05/10/2016 10h40

Maria Sharapova conseguiu perante a CAS diminuir sua punição por doping de dois anos para 15 meses e voltará a jogar a partir de abril. Depois da decisão da Corte Arbitral de Esporte, a tenista russa deu uma entrevista para a emissora norte-americana, Public Broadcasting Service (PBS), em que diz que meldonium, a substância pela qual foi punida, não é doping e ainda criticou a Federação Internacional de Tênis.

Questionada se a decisão da Federação Internacional de Tênis de puni-la por dois anos era uma espécie de transforma-la em exemplo, Sharapova disse acreditar que sim.
“É triste dizer, mas acho que sim. Eu sinto que de muitos modos, eu tive a oportunidade de jogar de novo, como disse em março, eu fiquei em choque, porque eu estava tomando uma substância que foi totalmente legal por 10 anos, que um médico recomendou depois de muitos testes. E depois de tanto tempo, eu sentei no meu quarto e recebi o e-mail da Federação sobre essa violação”, comentou.

“Tinha tantos meios que eu poderia ter sabido. Eu tomei isso como natural, eu estava tomando uma substância que era totalmente legal, eu recebi relatório da Federação russa falando que era legal”, continuou Sharapova.

A tenista ainda disse que não acredita que o meldonium melhore o desempenho dentro de quadra. “Não acho que tem possibilidade de melhorar a desempenho. Eu sei como é comum na Rússia a substância, é tomada como aspirina na Rússia, então eu nem posso considerar isso. Eu tomei isso por anos via recomendação médica”, explicou.