Topo

"Paguei todos os meus impostos", diz Guga sobre processo com Fisco

Phillipe Lopez/AFP
Imagem: Phillipe Lopez/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 21h09

O ex-tenista Gustavo Kuerten se manifestou sobre o processo do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) contra si. Por meio de nota oficial, Guga diz sempre ter pago seus impostos e justificou a criação da Guga Kuerten Participações, empresa aberta com a finalidade de administrar e explorar sua imagem.

"Todos os meus impostos, tanto na pessoa física, quanto na  jurídica, foram pagos. Sobre todas as premiações dos torneios da ATP, no Brasil e no exterior, durante a minha carreira inteira, paguei os devidos impostos na pessoa física. O que está sendo discutido são os contratos de marca e imagem que foram pagos pela pessoa jurídica, entre 1999 e 2002, e a receita quer reclassificar para pagamento na pessoa física”, explicou Guga.

Na última terça-feira (25), o ex-tenista esteve presente no Carf para se defender de um pagamento de multas e impostos que podem ultrapassar os R$ 5 milhões. O julgamento acabou suspenso por um pedido de vista e será retomado no mês que vem. Patrícia da Silva, relatora, até votou a favor, mas duas conselheiras foram contra.

Na ação, a Receita Federal questiona o pagamento de imposto de renda sobre rendimentos com patrocínios e torneios entre 1999 e 2002 por meio da empresa Guga Kuerten Participações.

A Receita entende que o rendimento é do próprio Guga e que, sendo assim, deveria ser tributado como pessoa física. Já o ex-jogador afirma que precisa de uma estrutura empresarial para exercer as atividades, por isso a remuneração decorrente de direito de imagem, por exemplo, é de sua empresa, e não apenas da pessoa física.

“Entendemos que a contratação da imagem de um atleta, vai muito além das atividades que ele exerce, pois está vinculada a toda e qualquer manifestação que sua marca ou imagem se relacione com as pessoas, independente da presença ou participação desse atleta, e por isso requer diversos cuidados profissionais específicos, especializados para conseguir atender e atingir o adequado valor que essa figura alcança”, prosseguiu Guga, sobre a criação de sua empresa.

“Assim montamos a Guga Kuerten Participações que trata desses assuntos, desde 1995, empresa que faz a gestão completa da imagem Guga e atualmente conta com 31 colaboradores”, completa a nota.

Quer receber notícias de tênis de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.