Topo

Investigação na Espanha prende 34 por suspeita de manipulação no tênis

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 11h26

A Guarda Civil de Madri prendeu 34 pessoas acusadas de manipular partidas de tênis na Espanha para lucrar com apostas esportivas. De acordo com fontes da investigação ouvidas pelo jornal El Pais, seis delas eram jogadores seniores e amadores.

O grupo é acusado de atuar dentro de um mesmo padrão. Um jogador semiprofissional se encarregava de entrar em contato com tenistas e solicitar que eles perdessem um determinado set da partida.

Segundo a polícia, os jogadores envolvidos estavam entre as posições 30 e 360 no ranking nacional e entre 800 e 1.400 no ranking internacional, com idade entre 17 e 30 anos. O esquema teria movimentado cerca de 500 milhões de euros (cerca de R$ 1,8 bilhão).

“Os mais jovens não eram conscientes do que estavam fazendo e muitas vezes faziam para conseguir dinheiro e poder participar de outros torneios, e assim poderiam ser alguém neste mundo. Os mais velhos admitiam que faziam para ganhar dinheiro”, disse a tenente da equipe de fraude Econômico de Madrid, María Jiménez..

A maioria das prisões ocorreu nas regiões de Sevilla e La Corunã, mas a investigação teve início em Madrid. O esquema de manipulação, segundo os documentos, foi verificado em 17 torneios em Sevilla, Huelva, Tarragona, Madrid e Porto.

Quer receber notícias do tênis de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.