Topo

Meditação e banana com mel. Os segredos de Bia Maia para subir no ranking

Divulgação
Imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 06h00Atualizada em 12/12/2016 10h27

Aos 20 anos de idade, Beatriz Haddad Maia – a Bia Maia – vive o melhor momento de sua carreira. Após diversos altos e baixos e até a incerteza se poderia continuar jogando tênis por causa de um problema na coluna em 2013, a jovem fechou a temporada de 2016 com dois títulos consecutivos (nos ITFs de Scottsdale e Waco). Com as conquistas, chegou a ocupar temporariamente pela primeira vez na vida o posto de número 1 do Brasil - que acabou perdendo na sequência para Paula Gonçalves. No ranking mundial, a tenista ainda tem muitos degraus a galgar: ocupa apenas a 172ª colocação, com 324 pontos. Está a 334 de conseguir entrar no Top 100.

Para dar os próximos passos, Bia já treina pesado na pré-temporada e segue com uma rotina que lhe rendeu grandes resultados neste ano. Uma dieta regrada e exercícios para a mente. "Faço um trabalho de meditação todos os dias. Acredito que foi o que mais me ajudou mentalmente e mais teve influência (nesta fase de ascensão)", contou em entrevista ao UOL Esporte.

Na parte alimentar, algo que ajuda bastante a tenista a evitar lesões e ter problemas físicos - como cãibras, por exemplo - é a ingestão diária de banana com mel. "Diria que devo comer no mínimo umas cinco bananas com mel por dia (risos)".

"Faz cerca de um ano que começamos o trabalho com ela e o resultado tem  sido muito bom. Esta ingestão de banana com mel é importante para a parte muscular. Os músculos se alimentam de glicose, mas quando ela não está no organismo, o músculo começa a comer ele mesmo e aparecem as lesões", explicou o bioquímico Alexandre Cosendey, que trabalha com Bia na Academia Tennis Route, no Rio de Janeiro.

"Poderia ser qualquer alimento rico em glicose, mas escolhemos a banana com mel pois é algo fácil de se encontrar em qualquer parte do mundo", completou Cosendey.

O objetivo de Bia, muito mais do que fazer projeção de ranking, é estar sempre no auge da forma física e evitar o que aconteceu em uma derrota marcante no Aberto do Rio de 2015, quando teve três match points contra a italiana Sara Errani para avançar à final e acabou sucumbindo a cãibras.

"Meu próximo objetivo ainda é cuidar do meu físico, sempre tendo ele como prioridade. E continuar dia a dia fazendo o meu melhor, focada, trabalhando duro, com paciência que acredito que os resultados podem vir. Não gosto de criar expectativas em relação a ranking e pontos, mas sei que tudo é possível, principalmente no tênis, onde tudo pode acontecer em uma partida", afirmou.

Bia já tem data para começar a temporada de 2017. Será no WTA de Shenzhen (CHN), que tem início em 2 de janeiro. Ela recebeu um convite da organização por intermédio da IMG, empresa que agencia a sua carreira desde o ano passado e cuida de nomes como Novak Djokovic e Maria Sharapova.

"A IMG está sempre acompanhando minha carreira, dia a dia, eles tem uma ótima estrutura em Bradenton (EUA). É muito importante também poder treinar lá com as meninas que jogam os mesmos torneios que eu. Estamos sempre tomando as decisões fora de quadra juntos", disse Bia.