Topo

Após vencer no Rio, Monteiro reencontra Tsonga no Aberto da Austrália

Luiz Pires/FOTOJUMP
Imagem: Luiz Pires/FOTOJUMP

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 22h57

O sorteio do Aberto da Austrália reservou uma chave complicada para Thiago Monteiro. Número 80 do mundo, o brasileiro fará sua estreia contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, finalista do torneio em 2008.

Os dois se reencontrarão após a surpreendente vitória do brasileiro no Aberto do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016. Na ocasião, Monteiro venceu por 2 sets a 1.

Número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci terá pela frente o australiano Bernard Tomic na estreia da competição. Os dois já se enfrentaram três vezes, com o brasileiro levando a melhor em duas oportunidades.

Caso avance no torneio, Bellucci poderá enfrentar o croata Marin Cilic, cabeça de chave número 7 do torneio, na terceira fase. Na hipótese de ele e Monteiro vencerem seus três primeiros jogos, um confronto brasileiro aconteceria nas oitavas de final.

Terceiro brasileiro presente no torneio, Rogerinho Dutra fará sua estreia contra o americano Jard Donaldson. Em caso de vitória, ele poderá ter pela frente Gilles Simon na segunda rodada – o francês estreia contra Michael Mmoh, dos Estados Unidos.

Federer volta com caminho tranquilo

De volta após seis meses de recuperação, o suíço Roger Federer encontrará um caminho tranquilo. Nas duas primeiras rodadas, o ex-número 1 do mundo enfrentará jogadores que virão do qualifying do primeiro Grand Slam do ano.

A dificuldade começa a aparecer na terceira rodada, com um possível duelo contra Tomas Berdych, e nas oitavas de final, onde poderá enfrentar o japonês Kei Nishikori. Caso avance até a semifinal, Federer corre o risco de encarar Andy Murray, atual número 1 do mundo – o britânico estreia contra o ucraniano Marchenko.

Ex-número 1 do mundo, Novak Djokovic fará sua estreia contra o espanhol Fernando Verdasco. Já Rafael Nadal terá pela frente o alemão Florian Mayer.

Chave feminina

Ex-número 1 do mundo, a americana Serena Williams fará sua estreia contra a suíça Belinda Bencic, número 48 do ranking da WTA. As duas já se enfrentaram em duas oportunidades, com uma vitória para cada.

Atual campeã do Aberto da Austrália e número 1 do mundo, Angelique Kerber estreiará contra a ucraniana Lesia Tsurenko (61).

O Brasil ainda poderá ter duas representantes na chave feminina. Teliana Pereira e Paula Gonçalves disputam o qualifying do Aberto da Austrália.

Quer receber notícias de tênis de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.