Topo

Tsonga dá o troco e elimina Thiago Monteiro; Bellucci também dá adeus

William West/AFP
Imagem: William West/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 07h18

Os dois tenistas brasileiros que entraram em quadra nesta segunda-feira foram eliminados do Aberto da Austrália. Número 80 do mundo, Thiago Monteiro até conseguiu ganhar um set, mas perdeu para o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 a 1, parciais de 6/1, 6/3. 6/7 (5-7) e 6/2. Já Thomaz Bellucci caiu para o australiano Bernard Tomic em sets diretos: 6/2, 6/1 e 6/4.

A vitória de Tsonga sobre Thiago Monteiro significou uma revanche para o francês, derrotado pelo brasileiro no Aberto do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016. Na ocasião, Monteiro venceu por 2 sets a 1.

Nesta segunda-feira, porém, Tsonga começou o jogo dominante. Abriu 3 a 0, conseguiu ainda mais uma quebra e venceu o primeiro set por 6 a 1. Panorama semelhante ao do segunda parcial, quando também conseguiu vencer no serviço do brasileiro logo no game inicial e manteve a vantagem até uma nova quebra: 6 a 3.

Thiago Monteiro conseguiu equilibrar o jogo no terceiro set, chegou a sacar para fechar com 6 a 5 no placar, mas só conseguiu diminuir a desvantagem com uma vitória no tie-break. Porém, o bom momento do brasileiro se encerrou, com Tsonga dominando o quarto set e fechando o jogo com um 6 a 4.

Bellucci também perde

Bellucci - Jason Reed/Reuters - Jason Reed/Reuters
Imagem: Jason Reed/Reuters
Thomaz Bellucci, por sua vez, também levava vantagem no confronto direto com Tomic. Porém, no quarto jogo entre eles, o australiano foi dominante e eliminou o brasileiro com facilidade. Agora em quatro confrontos, cada tenista tem duas vitórias.

Nesta segunda-feira, Bellucci não conseguiu quebrar o saque do adversário em nenhuma oportunidade e jogou em desvantagem em todos os sets. Agressivo, Tomic conseguiu 38 bolas vencedoras e teve o controle durante todo o duelo. 

Segundo o treinador João Zwetsch, o estilo de jogo de Tomic complicou o trabalho de Bellucci. “É um adversário difícil para o Thomaz pela forma de jogar, que varia muito a velocidade e a altura da bola, joga muito plano e com muito slice. Ficou difícil para o Thomaz encontrar uma bola para atacar e soltar as bolas com mais potência”, disse.

“Para jogar contra um cara desse é preciso imprimir um volume de jogo muito agressivo, com pontos longos. Precisa estar muito confiante, muito firme para suportar um jogo desse", completou João Zwetsch.

Desta forma, resta apenas um brasileiro na chave de simples do Aberto da Austrália. Rogerinho Dutra Silva tem estreia marcada para terça-feira, quando enfrenta o americano Jared Donaldson.

Veja aqui todos os resultados do dia no Aberto da Austrália.

Quer receber notícias do tênis de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.