Topo

Comaneci diz ser amiga, mas critica ex-tenista romeno que xingou britânicas

Ilie Nastase era o campeão da Romênia na Fed Cup - Inquam Photos/George Calin/via REUTERS
Ilie Nastase era o campeão da Romênia na Fed Cup Imagem: Inquam Photos/George Calin/via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

24/04/2017 15h26

A ex-ginasta Nadia Comaneci condenou a atitude do capitão da equipe romena de tênis que encarou o Grã-Bretanha na Fed Cup - versão feminina da Copa Davis - no último fim de semana. Pelo Twitter, Comaneci disse ser amiga de longa data de Ilie Nastase, mas criticou o comportamento do compatriota, que ofendeu as britânicas Johanna Konta e Anne Keothavong e foi expulso de quadra.

“Ilie é meu amigo há muitos anos, mas eu não posso perdoar ou defender seus comentários muito ofensivos e feios recentes”, publicou em sua rede social a maior ícone do esporte romeno.

"Ilie has been my friend for many years, but I can not condone or defend his recent ugly and very offensive remarks."

— Nadia Comaneci (@nadiacomaneci10) April 24, 2017

Nastase chamou as duas adversárias de “putas” e fez com que Konta chorasse no meio da partida contra Sorana Cirstea. A arbitragem o expulsou prontamente, mas as punições não terminaram aí.

Britanska teniserka #Konta u suzama nakon uvreda rumunskog selektora #Nastase - pic.twitter.com/

DXyrDsHWRp

— Zdravko|Herbiko (@zstambolija) April 22, 2017

A Federação Internacional de Tênis (ITF) excluiu o ex-número 1 do ranking da ATP após a atitude, publicando um comunicado explicando a decisão.

“Ilie Nastase foi expulso da quadra durante o segundo jogo pela Fed Cup entre Romênia e Grã-Bretanha, disputado em Constanta (Romênia). O árbitro Andreas Egli lhe pediu para deixar a quadra por conduta antiesportiva depois de ter recebido dois avisos”, diz o texto.

“O senhor Nastase foi inclusive retirado das tribunas devido a seu comportamento sua credencial foi recolhida e ele não fará parte do confronto. A ITF abriu uma investigação sobre o ocorrido e também sobre os comentários de Nastase durante a semana.”

O ex-atleta já havia protagonizado uma polêmica na sexta-feira (21), ao comentar preconceituosamente a gravidez de Serena Williams: “Vamos ver a cor que o bebê vai ter. Será chocolate com leite?”

A Romênia acabou vitoriosa no confronto com a Grã-Bretanha na Fed Cup, vencendo a série por 3 a 2. O jogo da polêmica, no entanto, acabou com vitória de Konta por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.