Topo

Bellucci perde primeiro set, mas vira e vence na estreia em Roland Garros

Bellucci foi o primeiro brasileiro a debutar na chave principal de Roland Garros deste ano - Andrew Medichini/AP
Bellucci foi o primeiro brasileiro a debutar na chave principal de Roland Garros deste ano Imagem: Andrew Medichini/AP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2017 15h01

A edição 2017 de Roland Garros não começou bem para Thomaz Bellucci, 29, mas ele teve tempo de se recuperar. Após ter perdido a primeira parcial para o sérvio Dusan Lajovic, 26, 79º colocado do ranking mundial, o tenista brasileiro conseguiu reagir e fechou a partida com um triunfo por 3 sets a 1 (parciais de 4/6, 7/5, 6/4 e 6/4).

"Foi a vitória da superação. Hoje, em muitos momentos, eu achei que não ia dar pra ganhar o jogo, eu estava muito cansado, mas eu só mentalizava o próximo ponto e deu certo", disse Bellucci, após a partida.

Longas filas para estreia de Bellucci

Primeiro brasileiro a debutar na edição 2017 de Roland Garros, Bellucci atraiu grande público à quadra neste domingo. Uma prova da popularidade do brasileiro foi o tamanho da fila que se formou antes do acesso.

O que aconteceu no primeiro set?

Em entrevista ao site “Tênis Brasil”, Bellucci havia dito antes da estreia que esperava um rival pouco impositivo: “É um adversário que deixa jogar”.

Lajovic, contudo, foi mais consistente do que o brasileiro no início do duelo. Enquando Bellucci não encaixava a estratégia – os dois nunca haviam se enfrentado –, o sérvio errou menos e construiu vantagem suficiente para vencer a primeira parcial.

A reação de Bellucci

O jogo só melhorou para o brasileiro quando Bellucci passou a errar menos. A despeito de ter mantido um duelo pouco físico, com muito uso de fundo de quadra, o brasileiro cresceu e teve mais intensidade no segundo set.

A vitória mudou um pouco o aspecto anímico do jogo. Bellucci passou a controlar mais as ações, e Lajovic sentiu isso. O brasileiro se aproveitou e venceu também o terceiro set.

Atendimento médico: o calor começa a aparecer

Na quarta parcial, porém, Bellucci começou a sentir. Antes do terceiro game, o brasileiro pediu atendimento médico e recebeu atenção especial no ombro esquerdo.

Àquela altura, já estava claro que a articulação não era a única preocupação física para Bellucci. Também começou a pesar demais o forte calor, o que reduziu drasticamente o ritmo da partida.

"A partir de um momento do jogo, eu comecei a rifar um pouco mais as bolas, jogar mais agressivo, mudei o meu estilo de jogo, mas era a única opção que eu tinha para ganhar o jogo de hoje. Ele também estava cansado do outro lado, ficou sem saber o que fazer. Não é o estilo dele de jogo de acabar os pontos rápidos, então de uma certa maneira eu compliquei ele", relatou o tenista brasileiro.

Bellucci completa primeira década em Roland Garros

A atual temporada marca a décima participação do tenista brasileiro em Roland Garros, primeiro Grand Slam em que ele esteve presente. Bellucci estreou em 2008, ano em que Gustavo Kuerten se despediu das quadras francesas, e desde então teve como melhor desempenho uma classificação para as oitavas de final em 2010.

Histórico de Bellucci em Grand Slams ainda é negativo

A despeito da vitória deste domingo, Bellucci segue com retrospecto desfavorável em partidas de Grand Slam. O brasileiro agora soma 23 vitórias e 32 derrotas nesse nível de competição.