Topo

Por que Nadal e Federer estarão no mesmo time contra o "resto do mundo"

Rafael Nadal e Roger Federer se cumprimentam no Masters 1000 de Indian Wells - Matthew Stockman/Getty Images
Rafael Nadal e Roger Federer se cumprimentam no Masters 1000 de Indian Wells Imagem: Matthew Stockman/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/09/2017 04h00

Pela primeira vez em suas carreiras, Rafael Nadal e Roger Federer serão companheiros de equipe em uma competição de tênis. Os dois serão os protagonistas do mesmo time na Laver Cup, competição que terá sua primeira edição realizada a partir desta sexta-feira (22) e que terá uma seleção europeia enfrentando uma seleção do resto do mundo.

A competição, nomeada em homenagem ao ex-tenista australiano Rod Laver, um dos maiores do esporte, tem DNA brasileiro. Jorge Paulo Lemann, investidor que chegou a disputar a Copa Davis pelo Brasil, é um dos idealizadores do torneio, assim como a Federação Australiana de Tênis e a TEAM8, empresa de gerenciamento de Federer.

As seleções serão capitaneadas por ex-rivais. O sueco Bjorn Borg vai cuidar do time europeu, enquanto o americano John McEnroe será o responsável pela equipe do resto do mundo. Os treinadores têm direito de convocar dois dos seis jogadores de suas seleções.

Pelo regulamento, quatro jogadores de cada equipe são convocados de acordo com o ranking divulgado na segunda-feira posterior à final de Wimbledon. Rafael Nadal, Roger Federer, Alexander Zverev e Marin Cilic são os europeus aptos a jogarem de acordo com este critério. Para completar sua equipe, Borg convocou Dominic Thiem e Tomas Berdych. (Novak Djokovic e Andy Murray, contundidos, só voltam em 2018).

Sem poder contar com Milos Raonic e Juan Martín del Potro, que desistiram da Laver Cup, McEnroe convocou Denis Shapovalov e Frances Tiafoe para a seleção do resto do mundo, que teve Sam Querrey, John Isner, Nick Kyrgios e Jack Sock se classificando de acordo com o ranking.

A Laver Cup será disputada entre sexta e domingo, com quatro jogos por dia: três de simples e um de duplas. Todas as partidas serão disputadas em melhor de três sets. Cada jogador precisa disputar ao menos uma partida durante o evento, e nenhum pode jogar mais de duas vezes. Além disso, pelo menos quatro dos seis convocados precisam jogar duplas, e nenhuma parceria pode ser repetida.

As partidas de sexta-feira valem um ponto, as de sábado valem dois e as de domingo valem três. O time que fizer 13 pontos primeiro vence. Em caso de empate por 12 a 12, a partida de duplas do último dia da Laver Cup terá um set extra como tiebreak.

As escalações para cada dia serão anunciadas pelos treinadores na véspera. Nesta sexta-feira, Federer estará de folga. Os duelos serão Cilic x Tiafoe, Thiem x Isner, Zverev x Dolgopolov e Nadal/Berdych x Kyrgios/Sock.

A edição de 2017 será disputada em Praga, na O2 Arena, e a de 2018 será realizada nos Estados Unidos. A ideia é alternar a seleção europeia e a do resto do mundo como mandantes. A sede sempre precisa oferecer piso duro indoor para poder receber a Laver Cup.