Topo

Wozniacki bate Halep, conquista 1º Grand Slam e assume liderança na WTA

Caroline Wozniacki com o troféu do Aberto da Austrália - Dita Alangkara/AP
Caroline Wozniacki com o troféu do Aberto da Austrália Imagem: Dita Alangkara/AP

Do UOL, em São Paulo

27/01/2018 09h24

Em um jogo nervoso, repleto de reviravoltas e disputado em alto nível, a dinamarquesa Caroline Wozniacki conquistou o Aberto da Austrália ao vencer a romena Simona  Halep por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-2), 3/6 e 6/4, em duas horas e quarenta e nove minutos .

O título tem duplo significado para Wozniacki. Além de ser o primeiro GrandSlam de sua carreira aos 27 anos, a dinamarquesa também assumiu a liderança do ranking da WTA, que estava nas mãos de Halep. Ela foi a primeira do mundo entre final de 2010 e início de 2012.

Wozniacki, que havia sido vice-campeã do Aberto dos Estados Unidos em 2009 e 2014, agora tem 28 títulos na carreira e o fim da sensação de “quase” em torneios Grand  Slam. Ela tinha como maior conquista o WTA Finals da última temporada.

"É um sonho que se tornou realidade, e minha voz está tremendo, é um momento muito emotivo. Quero parabenizar Simona. Sei que hoje é um dia difícil e lamento ter de ganhar. Foi uma partida incrível e uma luta incrível, novamente, desculpe", disse a campeã.

 

Para Halep, fica o gostinho de mais um quase em torneio desta importância. Finalista de Roland Garros em 2014 e 2017, a tenista segue sem conquistar um Grand Slam e ainda perdeu a liderança do ranking em um torneio que ficou marcada também por ter jogado com um vestido comprado na internet. Ela está sem fornecedora de uniformes desde o fim do acordo com a Adidas, no final de 2017.

No jogo deste sábado, Wozniacki começou melhor. Abriu vantagem com uma quebra, teve o saque para fechar o primeiro set, mas desperdiçou. Halep sobreviveu ao 5 a 3 e levou a decisão ao tie-break, que foi vencida pela dinamarquesa.

No segundo set, o equilíbrio predominou nos seis primeiros games, com as duas tenistas vendendo caro cada ponto e Halep salvando quatro break points logo sem seu primeiro serviço. Depois de pedir atendimento médico e medir a pressão – os termômetros marcavam aproximadamente 30° C durante a partida -, a romena conseguiu uma quebra e fez 6 a 3.

O terceiro set ficou marcado pelas oportunidades desperdiçadas. Wozniacki abriu 2 a 0, mas permitiu a recuperação de Halep. Depois de games muito disputados, foi a vez de Halep ficar em vantagem. Mas a dinamarquesa se superou, venceu três games seguidos e venceu por 6 a 4, celebrando o seu primeiro Grand Slam.