Topo

Djokovic bate Kevin Anderson e volta a conquistar um Grand Slam

Novak Djokovic levanta o seu quarto troféu de Wimbledon - Ben Curtis/AP Photo
Novak Djokovic levanta o seu quarto troféu de Wimbledon Imagem: Ben Curtis/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 12h30

Com certa facilidade e muita segurança, Novak Djokovic voltou a vencer um Grand Slam neste domingo (15). Na quadra central de Wimbledon, o sérvio bateu Kevin Anderson por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 7/6 (3), e conquistou o tetracampeonato do torneio em rápidas 2h18.

O último Grand Slam que o sérvio havia vencido foi o de Roland Garros, quando bateu Andy Murray em 2016. De lá para cá, Djokovic ficou fora do circuito por seis meses, passou por uma cirurgia no cotovelo e apresentou um tênis muito abaixo do que pode oferecer.

Apesar de também ter feito uma longa semifinal de mais de cinco horas, dividida em dois dias, Djokovic tinha mesmo o favoritismo em todos os aspectos: qualidade, experiência, histórico dos confrontos.

Além da questão emocional do sul-africano, pela primeira vez participando de uma decisão de Wimbledon, Djokovic foi outra vez muito bem nas devoluções. Neutralizando os saques de Anderson, teve a acertada estratégia de manter a bola o mais baixo possível, utilizando-se do slice mais que o normal, para atrapalhar os ataques do adversário de 2,03 m.

O sérvio só perdeu uma vez para Anderson, no começo da carreira, há 10 anos, e venceu a sexta seguida. Na grama sagrada, são três confrontos com o deste domingo, e domínio absoluto: os três (em 2011, em 2015 e este) com vitória do ex-número 1.

Djoko chega ao 13º Grand Slam e fica perto de Pete Sampras

Novak Djokovic em ação na final de Wimbledon - Ben Curtis/AP Photo - Ben Curtis/AP Photo
Imagem: Ben Curtis/AP Photo

Com a conquista do 13º título de Grand Slam neste domingo, Djokovic ficou perto de igualar a marca de Pete Sampras, que somou 14 títulos na carreira. Apenas Rafael Nadal e Roger Federer superam o ex-tenista norte-americano. O suíço tem 20 conquistas, contra 17 do espanhol. Djokovic também superou o australiano Roy Emerson, com 12 taças de Grand Slam.

Sem muita badalação, Djoko veio ao maior torneio de tênis com apenas a 21ª colocação do ranking. Agora, com o título, aparecerá em décimo lugar na próxima atualização da ATP, marcada para esta segunda-feira (16). Anderson, por sua vez, irá se tornar o quinto melhor tenista, a marca mais expressiva de sua carreira.

Anderson sente maratona e precisa de atendimento

Kevin Anderson recebe atendimento na final de Wimbledon - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Kevin Anderson foi dominado no primeiro set - e no jogo inteiro, como um todo. Visivelmente abatido, e sem conseguir responder à estratégia adotada por Djokovic, o sul-africano parecia, para piorar o cenário, sentir os efeitos de 6h36 da semifinal, realizada na última sexta-feira (13). Assim que foi para a sua cadeira, após o primeiro 6/2, pediu atendimento no braço direito ao fisioterapeuta.