Topo

Russo surpreende e bate Djokovic na final do Master de Paris

Khachanov levanta o troféu do Master 1000 de Paris - AP Photo/Michel Euler
Khachanov levanta o troféu do Master 1000 de Paris Imagem: AP Photo/Michel Euler

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 13h52

O russo Karen Khachanov coroou a ascensão desta temporada ganhando o maior título de sua carreira ao bater ninguém menos que o sérvio Novak Djokovic na final do do Master 1000 de Paris. O tenista de 22 anos venceu a decisão por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 e 6/4. O jogador começou o ano como 45º do mundo e vai terminar no 11º posto.

A escalada é consequência de três títulos conquistados nesta temporada, sendo o deste domingo o maior de todos. Além do troféu, Khachanov superou uma lenda do esporte que é o atual campeão do US Open, Wimbledon e vai aparecer na liderança do ranking nesta segunda-feira.

Para chegar a um feito tão expressivo, ele espancou a bola do fundo de quadra impedindo que o adversário controlasse os pontos. Em muitas oportunidades o sérvio subiu a rede e não teve vida fácil com passadas eficazes. O russo também foi bem no saque e não largou o osso quando esteve em desvantagem.

Ele chegou a ficar um break atrás no primeiro set, mas não desistiu. Khachanov devolveu a quebra e quando o Djokovic sacou em 5 a 5 não aguentou a pressão e cedeu a quebra. Sacando para o set na primeira decisão deste nível, o russo não vacilou na hora de fechar.

Karen Khachanov bate Djokovic e vence o Master 1000 de Paris - CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP - CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP
Imagem: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP

Na segunda parcial, ele largou na frente logo no início e nem a pressão por um troféu tão grande fez a cabeça fraquejar. O resultado foi um tenista considerado azarão beijando a quadra durante a comemoração do título em Paris.

A Djokovic fica o consolo de retornar à liderança do ranking e ter vencido um duelo épico no sábado contra Roger Federer. Agora ele parte para Londres, onde disputa o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Djoko e Rafael Nadal farão um duelo para saber quem termina o ano como número 1.

Khachanov não tem vaga, mas será convidado para ir como reserva e substituir um dos classificados em caso de lesão. Ele poderá escolher seguir para o outono de Londres ou tirar férias em alguma praia ao redor do mundo. Qualquer que seja o destino, estará com um troféu de Master 1000 na bagagem.