Topo

Sólida do início ao fim, Serena despacha tcheca e chega às 8as do US Open

Serena Williams US Open Muchova - Elsa/AFP
Serena Williams US Open Muchova
Imagem: Elsa/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 16h23

Hoje (30) não foi um dia comum para Serena Williams, que encarou uma Karolina Muchova disposta a atacar mais do que a favorita, mas o resultado foi o esperado. Com uma atuação sólida, aproveitando chances e agredindo sempre na hora certa, a ex-número 1 do mundo triunfou por 6/3 e 6/2 e passou às oitavas de final do US Open.

Em uma seção da chave com poucas cabeças de chave eliminadas, Serena vai encarar nas oitavas a croata Petra Martic, #22 do mundo, que superou a letã Anastasija Sevastova, #11, por 6/4 e 6/3.

Adversária perde "aposta"

Consciente do tênis agressivo de Serena Williams, a jovem Muchova decidiu adotar um plano de jogo arriscado: atacar antes da americana, decidindo os pontos por conta própria. Isso incluía tentar saque-e-voleio, subir à rede em todas oportunidades e partir para winners do fundo de quadra.

Até a metade do set, a tcheca somava mais bolas vencedoras (8 a 7) e menos erros, mas a conta chegou no sétimo game. Ao cometer três erros, Muchova viu Serena aproveitar a chance e anotar a primeira quebra de saque do jogo.

A tcheca teve uma única chance, que veio quando a veterana cometeu uma dupla falta no oitavo game. No break point, contudo, Muchova não conseguiu devolver o saque. A oportunidade desperdiçada pareceu abalar a desafiante, que perdeu o saque de zero na sequência. Em 39 minutos, Serena fechou a parcial em 6/3.

Aos poucos, as devoluções de Serena também foram fazendo diferença. Isso ficou claro no segundo game da última parcial, quando a americana encaixou uma devolução vencedora para chegar ao break point e, em seguida, Muchova cometeu uma dupla falta.

O triunfo parecia bem encaminhado, mas Serena fez um péssimo quinto game. Depois de errar dois voleios fáceis e cometer uma dupla falta, perdeu o saque e colocou Muchova de novo no jogo. A tcheca, por sua vez, também vacilou. Sacando em 30/30, fez uma dupla falta e subiu mal à rede. Serena, então, abriu 4/2 e não bobeou mais, fechando em 6/2.