Topo

Nadal salva set points, vence italiano e avança à final do Aberto dos EUA

Rafael Nadal, durante partida contra Matteo Berrettini, no Aberto dos EUA - Johannes EISELE / AFP
Rafael Nadal, durante partida contra Matteo Berrettini, no Aberto dos EUA Imagem: Johannes EISELE / AFP

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 23h06

Rafael Nadal era o grande favorito nesta sexta-feira, mas sabia que tinha do outro lado da rede um perigoso Matteo Berrettini, #25 do mundo, dono de um saque de respeito e uma temida direita, que gera mais efeito do que o famoso forehand do espanhol. O italiano foi um desafiante digno, mas Rafa fez valer sua experiência. Salvou dois set points no tie-break do primeiro set, levou a melhor no duelo de forehands e fez 7/6(6), 6/4 e 6/1 para voltar à final do US Open.

Tricampeão do torneio americano (2010, 2013 e 2017) e favorito a conquistar em Nova York seu 19º título em torneios do Grand Slam, Nadal enfrentará na decisão deste domingo o russo Daniil Medvedev, #5 do mundo, que passou nesta sexta-feira pelo búlgaro Grigor Dimitrov: 7/6(5), 6/4 e 6/3.

Em grande fase na temporada norte-americana de quadras duras, Medvedev é o primeiro tenista desde Andre Agassi, em 1995, a alcançar as finais dos torneios de Washington, Canadá (Toronto/Montreal), Cincinnati e US Open de forma consecutiva. Este ano, o russo foi campeão em Cincy e perdeu as finais de Washington (para Nick Kyrgios) e Montreal (para Rafael Nadal). Ele também é o primeiro russo a jogar uma final de slam desde Marat Safin, em 2005.

Duelo de forehands

O duelo tático ficou claro já nos primeiros pontos. Os dois tenistas, donos de forehands potentes e com muito spin, disputavam golpe a golpe para ver quem conseguia agredir primeiro o backhand do adversário. Nadal teve dois break points já no segundo game, mas Berrettini evitou a quebra graças a um par de saques excelentes. Rafa confirmava com mais facilidade, mas o italiano usava sua direita com eficiência para evitar problemas. No oitavo game, Berrettini salvou mais três break points. Nadal até teve uma chance em um rali, mas errou uma paralela de backhand. No décimo, com 4/5 no placar, mais um break point, mas um grande saque do romano salvou o que também era um set point.

Virada espetacular no tie-break

Parecia que Berrettini seria recompensado quando o italiano abriu 4/0 no tie-break - cortesia de uma dupla falta de Nadal e uma devolução vencedora. O #2 do mundo, porém, não desistiu. Devolveu uma mini-quebra com uma direita longa do rival e forçou o italiano a sacar em 5/4. Berrettini fez 6/4, mas perdeu o primeiro set point com uma subida à rede ruim e tentou uma curtinha no segundo. A bola ficou na rede, e Nadal, com 6/6 no placar, venceu os dois pontos seguintes para fechar a parcial depois de 1h15min de jogo.

Enfim, uma quebra

O segundo set começou parecido, com Nadal pressionando e Berrettini salvando break points. Foram dois no primeiro game e mais um no terceiro. No sétimo, porém, o italiano finalmente cedeu. Em um game que começou com um forehand vencedor do espanhol, o azarão errou uma curtinha e jogou uma direita na rede para ceder a primeira quebra do jogo. Foi o que decidiu a parcial. Nadal, que ainda não tinha cedido sequer um break point, manteve a dianteira até fazer 6/4.

Quando o terceiro set começou, era difícil acreditar em uma virada de Berrettini. Depois que o italiano cometeu um erro não forçado com sua direita e perdeu o saque logo no primeiro game, a tarefa ficou ainda mais difícil. Nadal confirmou sem perder pontos para fazer 2/0, e o romano não ofereceu mais resistência. No quinto game, perdeu o saque novamente ao errar um voleio e jogar uma esquerda na rede. Depois disso, foi ladeira abaixo para Rafa.