Topo

Bia Haddad bate Pliskova e chega à final inédita de WTA 1000

Bia Haddad Maia, durante a partida contra Karolina Pliskova, pela semifinal do WTA de Toronto - Steve Russell/Toronto Star via Getty Images
Bia Haddad Maia, durante a partida contra Karolina Pliskova, pela semifinal do WTA de Toronto Imagem: Steve Russell/Toronto Star via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2022 21h11

Bia Haddad Maia é finalista do WTA 1000 de Toronto. Ao bater Karolina Pliskova, com parciais de 6/4, 7/6 (9-7), a brasileira vai brigar pelo seu primeiro título 1000 diante de Simona Halep, em busca da maior conquista de sua carreira. A decisão está marcada para amanhã (14), às 14h30 (de Brasília).

Em um jogo duro contra a tcheca, Bia começou melhor, dominando a adversária, mas viu a europeia crescer e equilibrar a partida no segundo set. Foi só no tie-break que Bia conseguiu fechar a partida.

Acompanhada de uma torcida forte no Canadá, Bia chega pela primeira vez no top 20 do ranking mundial da WTA e se tornará a primeira tenista a alcançar tal posição desde Gustavo Kuerten, que foi número 1 em 2000 e 2001 por 43 semanas. A campanha tem ganhado destaque pelo nível das adversárias enfrentadas pela brasileira. Ela derrubou Iga Swiatek, número 1 do mundo, nas oitavas de final, e Belinda Bencic, campeã olímpica, nas quartas de final.

O jogo

Já no primeiro game do jogo, Bia mostrou firmeza na recepção e deu trabalho para Pliskova, que chegou a salvar dois break points, mas não conseguiu evitar a quebra de saque logo de cara. Em seus serviços, a brasileira fez o que tem sido sua marca na competição até agora: sacou sem dar chances à oponente.

Do outro lado da quadra, Pliskova demorou para encaixar seu jogo e se viu quebrada mais uma vez. A tcheca cresceu na partida apenas quando Bia foi sacar para fechar a primeira parcial. Mesmo com três set points para a brasileira, Pliskova se manteve firme e, com um jogo muito agressivo, conseguiu descontar uma quebra.

Bia viu a adversária elevar o nível e equilibrar a partida, mas na segunda chance que teve de sacar para o set, conseguiu confirmar e se colocar à frente no placar, fazendo 6/4.

No início da segunda parcial, os papéis se inverteram, com a tcheca mais dentro do jogo, forçando bolas e usando a profundidade da quadra para ganhar vantagem contra Bia, ao abrir 3/0. Sem reencontrar o bom momento do começo da partida, a brasileira sofreu com a boa recepção de saque da adversária e passou a errar mais.

Mesmo tentando reagir, Bia seguiu vendo sua oponente otimizar seus ataques, sempre pesando a mão e forçando a brasileira a correr e se defender. Foi aos poucos que Pliskova viu seu comando no jogo se perder e o equilíbrio voltar à quadra.

Precisando quebrar a adversária para se manter viva no set, Bia respondeu a agressividade de Pliskova com muita firmeza e conseguiu voltar ao jogo, crescendo em um momento decisivo e colocando a pressão para o lado europeu da quadra ao levar o set para o tie-break.

Na hora do desempate, muito equilíbrio em quadra, com um clima tenso para ambas as tenistas. Nenhuma das duas conseguiu abrir vantagens e seguir o tie-break com tranquilidade. Com pontos lá e cá, Bia não se deixou perder no mental, conseguiu salvar um set point e manteve firmeza no momento de fechar a partida.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Bia Haddad não será a primeira tenista brasileira a alcançar o top20 do ranking. A informação foi corrigida.
Diferentemente do que foi informado, Bia Haddad venceu Karolina Pliskova com parciais de 6/4 e 7/6, com 9-7 no tie-break. O erro foi corrigido.