Topo

Japonês de 83 anos termina Ironman no Havaí e faz história após 16h e 225km

Hiromu Inada terminou a prova faltando menos de 15 minutos - Reprodução/Facebook
Hiromu Inada terminou a prova faltando menos de 15 minutos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

14/10/2016 06h00

Foram 6h34 correndo, 8h06 pedalando e 1h41 nadando, sem parar. Em 16h49min13, o japonês Hiromu Inada conseguiu completar seu primeiro Ironman no Havaí dentro do tempo limite de 17h05 para sua categoria. Detalhe: ele tem 83 anos. O feito no triatlo lhe rendeu o recorde de pessoa mais velha a concluir a maior prova do Ironman.

O Ironman é dividido em três trechos: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. A principal etapa, realizada no último sábado, acontece em Kona, no Havaí. As largadas acontecem entre 6h e 7h e o tempo limite é a meia-noite, cerca de 17 horas depois. Para disputar o Ironman no Havaí, é preciso atingir um índice ao longo da temporada.

Hiromu Inada conseguiu essa marca pela primeira vez em 2011, aos 78 anos, nove depois de começar no triatlo. Em sua primeira experiência no Havaí, no entanto, enfrentou problemas respiratórios e abandonou a prova ainda na natação, após 1,9 km.

No ano seguinte, Inada se classificou novamente para a disputa no Havaí e completou o Ironman, mas fora do tempo limite. Em 2015, parecia que finalmente ele atingiria seu objetivo maior. Embora tenha sido muito mais veloz que nas tentativas anteriores, ele “estourou” o tempo limite em apenas 6 segundos.

“Eu estou bem, não se preocupem. No ano que vem eu vou me classificar novamente, serei mais rápido e vou terminar no tempo”, avisou o senhor japonês ao fim da prova de 2015.

Prometeu e cumpriu. Neste ano, Hiromu Inada cruzou a linha de chegada quando faltavam menos de 15 minutos para a meia-noite. Venceu sua categoria e conquistou o recorde de ser o triatleta mais velho a concluir o Ironman Havaí dentro do tempo, superando o americano Lew Hollander e seus 82 anos (em 2012). “Você é um Ironman”, ouviu o japonês, finalmente, ao chegar ao pórtico em Kona.