Topo

Escalada é incluída em lista de esportes que podem entrar nas Olimpíadas de 2020

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/07/2011 17h36

Os praticantes de escalada podem receber uma grande notícia em 2013: a modalidade pode virar esporte olímpico. Em congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizado nesta segunda-feira em Durban, na África do Sul, a escalada foi incluída na lista de esportes que podem entrar no programa a partir dos Jogos de 2020.

Beisebol, softbol, caratê, esportes sobre patins, squash, wakeboard e kung-fu também aparecem na relação que será votada no congresso que o COI organizará em 2013, em Buenos Aires. O programa olímpico pode ter no máximo 28 esportes.

No encontro desta segunda-feira, o COI também confirmou a inclusão de algumas modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno já a partir da próxima edição, que acontecerá em Sochi, na Rússia. Ski slopestyle, snowboard slopestyle e snowboard slalom especial, tanto no masculino como no feminino, serão disputados daqui a três anos.

“Estamos satisfeitos com essas inclusões no programa dos Jogos de Inverno. Esses eventos oferecem entretenimento para os espectadores e apelo com os jovens em nossa relação de esportes que já garantem muita ação nos Jogos de Inverno”, comentou Jacques Rogge, presidente do COI.